Página Inicial / OAB Rondônia inicia celebração dos 50 Anos em sessão do Conselho Seccional com representantes do TJ, TRT, MP, prefeitura e ex-presidentes

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) deu início às festividades em comemoração ao jubileu de ouro durante a sessão do Conselho Seccional realizada nesta sexta-feira (16/02). O evento, que teve início às 9h, marcou o início das celebrações e foi um momento de reflexão sobre meio século de atuação da instituição para o fortalecimento da justiça, defesa da advocacia e dos direitos fundamentais.

A solenidade foi enriquecida com a presença de representantes da Justiça e político do estado, entre elas, os presidentes do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional do Trabalho, representante do Poder Executivo e também do Ministério Público.

Durante a sessão, o presidente da OABRO, Márcio Nogueira, agradeceu a oportunidade de poder compartilhar esse momento histórico ao lado de personalidades que contribuíram para a consolidação da Ordem ao longo dos anos. Celebrou também a presença do membro honorário vitalício, o advogado Francisco Arquilau de Paula, um dos fundadores da OAB Rondônia, cujo empenho e dedicação foram fundamentais na construção dessa história de sucesso.

“Muito nos honra a presença de cada um vocês aqui. Presença esta que evidencia a força da advocacia e a deferência que vossas excelências têm pela advocacia, pela Ordem. A OAB Rondônia, meus amigos, têm história e nossa história é feita de gente. A advocacia é feita de gente para gente”, destacou Márcio Nogueira.

As palavras proferidas pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Desembargador Raduan Miguel Filho, enfatizaram a importância da colaboração entre a OAB e o sistema judiciário para o aprimoramento da justiça e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

Já o membro honorário Vitalício Arquilau de Paula rememorou a coragem dos 22 advogados pioneiros que lutaram para a criação da OAB antes mesmo do estado de Rondônia.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), desembargador Osmar J. Barneze, destacou como a advocacia foi importante para transformar sua vida. Por vários momentos, ele se emocionou em seu discurso.

Já o desembargador Gilberto Barbosa, corregedor-geral do TJRO, frisou a importância da OAB para o fortalecimento da sociedade, atuando como guardiã dos direitos e das liberdades.

Também estiveram presentes os ex-presidentes e membros honorários vitalícios da OABRO: desembargador Hiram Marques de Souza, Odair Martini (homenageado com jubilamento na sessão) e Orestes Muniz; o ex-secretário-geral da OAB e ex-presidente da CAARO, Juraci Jorge da Silva.

Ainda: Gilson Juca, ex-vice-presidente da OABRO e ex-conselheiro federal, Veralice Veris, ex-vice-presidente da OABRO e ex-conselheira federal; Ernande da Silva Segismundo, ex-secretário-adjunto da OABRO, Leri Antônio Souza e Silva, ex-presidente da CAARO, Juscelino Amaral, ex-vice-presidente da CAARO, Roberto Jarbas, ex-presidente do TED, Evandro Araújo, promotor de Justiça da Corregedoria do MPRO, além dos conselheiros seccionais, membros da OAB e convidados em geral.

50 Anos OAB
A celebração dos 50 anos da OABRO será realizada no domingo (18/02), no Espaço Alternativo, em Porto Velho, a partir das 16h, com uma grande ação social. No dia, haverá orientação jurídica e várias atividades de saúde, esporte e lazer. Também haverá um momento de homenagens e lançamento do selo que marca os 50 anos da Ordem.