A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) manifesta repúdio às agressões sofridas por equipes de jornalismo durante a cobertura de protestos sobre a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, rechaça tais atos e ressalta a importância da atividade jornalística em levar informação à sociedade. “Um atentado à integridade física dos jornalistas, que apenas cumpriam o seu mister, e ao direito de informação dos cidadãos. Em nome da OAB, reafirmo nosso compromisso pela defesa das liberdades de expressão e de imprensa e do jornalismo como atividade essencial à democracia e à constituição da cidadania”.
Conselho Federal
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, também manifestou repúdio às agressões ocorridas ao longo dos últimos dias, contra os jornalistas que estão realizando a cobertura dos desdobramentos da prisão do ex-presidente Lula.
“Essa violência é uma agressão contra a sociedade. O jornalista exerce papel fundamental no Estado Democrático de Direito. A liberdade de expressão está resguardada pela Constituição Federal, deve ser respeitada e isso é indispensável para a consolidação do democrático regime de pluralidade de ideias e opiniões, além de permitir que a sociedade tenha acesso a informação qualificada e independente”, asseverou Lamachia.