OAB/RO participa de solenidade de posse dos novos integrantes do CNJ e do CNMP

Página Inicial / OAB/RO participa de solenidade de posse dos novos integrantes do CNJ e do CNMP

Ouça a versão em áudio

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) representada pelo conselheiro federal, Andrey Cavalcante, esteve presente na manhã desta terça-feira (21), em Brasília (DF), na solenidade de posse dos novos integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcos Vinicius Jardim Rodrigues e André Godinho e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sandra Krieger Gonçalves e Fernanda Marinela de Sousa Santos. Os conselheiros ocuparão as vagas do Conselho Federal da OAB (CFOAB) nos respectivos conselhos para o mandato de dois anos.

Pela primeira vez, duas mulheres vão representar o CFOAB no CNMP, órgão de controle externo do Ministério Público. Na composição dos conselhos, dois membros devem ser advogados, indicados pelo CF.

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, reforça a confiança no trabalho que os representantes da OAB irão executar e salienta a importância de ter duas mulheres no CNMP. “São excelentes profissionais, que, com certeza, honrarão toda a advocacia brasileira. E ter, pela primeira vez, duas mulheres nos representando é a demonstração de que a mulher está conquistando o seu espaço e de que a Ordem apoia todas as medidas que visem a igualdade de gênero”.

Andrey Cavalcante também exaltou a presença das advogadas a ocupar pela primeira vez a vaga destinada aos juristas no CNMP. “Nossa entidade deu uma demonstração de quanto defende o empoderamento feminino ao conduzir advogadas tão brilhantes e reconhecidas no meio jurídico, para cargo de tamanha envergadura. Só posso desejar uma exitosa gestão, pois a competência de ambas é ímpar”.

O conselheiro federal por Rondônia, destacou ainda, na posse, a recondução de Godinho ao CNJ, e a condução do conselheiro federal e ex-presidente da OAB no vizinho estado do Acre, Marcos Vinicius Rodrigues. “Nos sentimos honrados e temos a certeza que estaremos muito bem representados nos dois órgãos. Esses notáveis advogados se doam nessa importante missão e valorizam ainda mais a nossa profissão.

Perfis

Fernanda Marinela foi presidente da OAB de Alagoas e conselheira federal, também é presidente e fundadora do Instituto Cultural para a Difusão do Conhecimento Jurídico (Injur), em Maceió (AL). Sandra Krieger Gonçalves é conselheira federal OAB e ex-presidente da Comissão Nacional de Direito Médico e da Saúde da entidade. Ela defende a importância de ampliar os espaços de atuação das mulheres na Ordem. André Godinho é conselheiro federal pela Bahia. Ele ocupa uma cadeira no CNJ desde setembro de 2017. A outra vaga no CNJ será ocupada pelo ex-presidente da OAB do Acre e atual conselheiro federal pelo Acre, Marcos Vinícius Jardim.