OAB/RO e TJRO firmam convênio para atender demandas das ouvidorias

Página Inicial / OAB/RO e TJRO firmam convênio para atender demandas das ouvidorias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), por meio de suas Ouvidorias, firmaram acordo de cooperação técnica na modalidade convênio que dará mais agilidade e celeridade às demandas das ouvidorias dos respectivos órgãos.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destacou a relevância do convênio para aprimorar o serviço oferecido pelas entidades. “Trabalhamos conjuntamente e continuamente para melhorar cada vez mais a prestação jurisdicional. E, nessa parceria, todos são beneficiados, a população que busca a justiça, os profissionais da advocacia, os servidores e os magistrados”, pontua.

Para o conselheiro federal por Rondônia e ouvidor nacional da OAB, Elton Assis, a assinatura do convênio entre OAB e TJ é um grande passo para fortalecer ainda mais as duas instituições. “Defendi e continuarei defendendo a integração interinstitucional das ouvidorias, pois, é dessa forma que as demandas que muitas vezes são apresentadas de forma equivocada, poderão ser direcionadas a quem de direito, bem como acompanhadas até seu desfecho, garantindo ao cidadão que busca a Ouvidoria uma resposta ao seu reclame”, comenta.

O ouvidor nacional da OAB, Elton Assis, e os ouvidores da OAB/RO Eurico Montenegro Neto, Lia Torres Dias e Felipe Gurjão

O secretário-geral adjunto e ouvidor geral da OAB/RO, Eurico Montenegro Neto, pontua que a Ouvidoria é o órgão responsável por conversar com seus inscritos e com a sociedade sobre os serviços prestados pela entidade. “Através da manifestação de nossos advogados e advogadas, e também da sociedade em geral, é que sabemos como a Seccional está desenvolvendo seu trabalho. Então, é muito importante fortalecer as ações da Ouvidoria, sempre buscando uma boa estruturação e funcionamento para darmos mais celeridade nas demandas”, ressalta.

Dependendo da manifestação feita à Ouvidoria do TJRO e da OAB ela será encaminhada aos órgãos correspondentes com o objetivo de atender ao advogado e cidadão, mesmo que ele não tenha endereçado ao órgão correto. “Ocorre que às vezes nós recebemos uma demanda e, na verdade, o destinatário certo seria a OAB ou vice-versa. Na prática, ambas as instituições já auxiliam uma à outra, agora estamos formalizando estes tipos de atendimentos com os esforços de proporcionar uma justiça mais célere”, explicou a juíza auxiliar da presidência, Silvana Maria de Freitas.

Também participaram do encontro a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira; a conselheira estadual e ouvidora adjunta da Ordem, Lia Torres Dias; o ouvidor-geral adjunto e conselheiro Seccional, Felipe Gurjão; e o coordenador em substituição da ouvidoria do TJRO, Rafael Vasconcelos.

Canais de atendimento
As demandas podem ser enviadas à Ouvidoria da OAB/RO pelo site institucional: www.oab-r.org.br/ouovidoria/, onde também é possível acompanhar o passo a passo do chamado.

Outros canais de acesso são a página no Facebook, o e-mail ouvidoria@oab-ro.org.br, além de envio de correspondência endereçada à Seccional, preenchimento de formulário ou atermação realizada pela secretária da Ouvidoria, telefonema ou agendamento de reunião pessoal com os integrantes da Ouvidoria.