Página Inicial / OAB/RO credencia novos advogados em solenidade: “realização de um sonho”, diz orador

Entrega foi realizada nesta segunda-feira (25), na OAB/RO

Em uma noite de celebração, 15 novos advogados e advogadas e um estagiário receberam a credencial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). A entrega aconteceu nesta segunda-feira (25), no auditório da entidade em Porto Velho.

Durante a solenidade, o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, lembrou que novamente foi agraciado com a honra de apresentar, em nome da OAB Rondônia, as boas-vindas a mais um grupo significativo de novos advogados e advogadas.

“Fiz ver a cada um deles a importância da incorporação de sua juventude e vitalidade ao reconhecido vigor institucional da OAB. E acrescentei que com sua participação, a entidade se fortalece ainda mais em seu histórico compromisso com a luta em defesa do cidadão, da garantia de pleno acesso à justiça, do respeito às leis e à Constituição, de tudo o que estabelecem os ideais democráticos”, falou Andrey.

O presidente da OAB/RO também ressaltou que a trajetória dos novos advogados é vitoriosa, uma vez que foram anos de estudos e dedicação até à superação dos rigorosos exames da Ordem. Falou que a dedicação embute altas dosagens de coragem, determinação e fundamentalmente esperança.

Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante

“É a vitória da coragem contra o medo”, disse. “É o sucesso do otimismo transformador contra o pessimismo conformista. É a superação da hesitação e da dúvida pela confiança. Por isso, a palavra que vos falo aqui hoje é esperança”, completou Andrey.

Após cumprimentar a todos os presentes e dar os parabéns aos novos advogados, a presidente da OAB Jovem, Larissa Rodrigues, foi enfática: “a advocacia não deve ser encarada como um personagem passageiro. Não se está advogada ou advogado pelo tempo determinado pelas grades curriculares, ou pelo Exame de Ordem que é tão difícil ser aprovado, nós somos advogados ou advogadas porque a busca pela justiça é uma constante”, falou convidando os novos profissionais a militarem pela jovem advocacia.

O secretário geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Pitágoras Marinho, parabenizou a todos, dizendo ser uma “honra” representar a Caixa, braço assistencial da OAB. “Quero dizer que a Caaro é a única de todo o Brasil que fornece a vocês, logo no ato de entrega de sua credencial, o token, que é a nossa assinatura eletrônica. Além disso, é uma das únicas que disponibiliza o Espaço Caaro, estrutura voltada justamente à jovem advocacia, ou seja, àqueles que ainda não possuem escritório para a realização de atendimento e para o exercício da profissão, incluindo os processos eletrônicos”.

Orador da turma, Edilson Fernandes Maia

Com um discurso firme, altivo e um olhar de uma pessoa determinada, o orador da turma Edilson Fernandes Maia impressionou a todos com a maneira que proferiu suas palavras. “Quero agradecer a confiança que me foi depositada, pois me sinto bastante honrado e com um sentimento de responsabilidade. As minhas palavras neste momento de júbilo e de alegria serão como um chamado à responsabilidade e à vocação. Hoje, 25 de junho de 2018, é um dia muito especial que lembraremos para o resto de nossas vidas. A aprovação no Exame de Ordem representa uma trajetória profissional que se inicia. Para muitos de nós, esse momento é a realização de um sonho e para outros, a conquista de quem ultrapassou muitos obstáculos”.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Aline Corrêa, cumprimentou a todos os membros da OAB/RO que compuseram a mesa, ressaltando que os representantes da entidade trabalham em prol da advocacia. “O caminho que vocês percorreram, eu conheço de cor. São cinco anos de faculdade e quando concluímos, vem o temido Exame de Ordem. Mas, todos vocês estão aqui hoje exitosos e o pedido que eu tenho a fazer é que venham para a nossa ‘Casa’ engajar-se nos trabalhos e caminhar conosco. Também quero aqui convidar as jovens e lindas advogadas aqui presentes para participarem da nossa Comissão da Mulher Advogada e, também, os homens, pois acredito que devemos atuar todos juntos na causa voltada à defesa dos direitos das mulheres e visando um mundo melhor para todos nós, sem diferenciação de gênero, pelo contrário: igualdade”.

Credenciamento

Na solenidade, foram credenciados 15 novos profissionais da advocacia e também um estagiário. Após prestarem o juramento, os novos advogados e advogadas foram parabenizados pela direção da entidade e receberam a credencial da OAB/RO, a carteira da Caaro, o token e o Manual do Jovem Advogado.

Também estiveram presentes na solenidade, a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira; o secretário geral da Seccional, Márcio Nogueira; o ouvidor nacional e conselheiro federal por Rondônia, Elton Assis; e a presidente da Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado, Juliane Muniz.

>> Confira a galeria de fotos aqui.