OAB presente à posse de Luis Barroso como membro honorário do IADF

Página Inicial / OAB presente à posse de Luis Barroso como membro honorário do IADF

Andrey Cavalcante prestigiou a solenidade de posse

O presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, participou nesta segunda-feira (6) da solenidade de posse do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, como membro honorário do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF). O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, também esteve presente à cerimônia.

Marcus Vinicius e Luis Roberto Barroso compuseram a mesa de honra ao lado de Carlos Mário Velloso Filho, presidente do IADF; Maria Elizabeth Guimarães, ministra-presidente do Superior Tribunal Militar (STM); Sulamita Cabral, presidente do Colégio de Presidentes do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB); Sebastião Reis Júnior, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Carlos Roberto Fornes Mateucci, presidente do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados (Cesa); e o orador oficial do IADF, Carlos Eduardo Caputo Bastos. Também compareceu o presidente da OAB/AP, Paulo Campelo.

Em seu pronunciamento, o presidente da OAB Nacional destacou a trajetória de Barroso e do STF. “É inegável a contribuição teórica e prática do ministro Barroso para a construção jurisdicional no Brasil. Sua obra narra a história de nosso constitucionalismo democrático como uma crônica de um sucesso reconhecido. O ministro Barroso simboliza o diálogo frequente e o respeito à advocacia”, ressaltou.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, também ressaltou a grandiosa atuação do ministro Luis Roberto Barroso ao longo de sua trajetória jurídica. “Um dos maiores constitucionalistas do país, competente, e que sempre se destacou por sua exemplar conduta profissional e valorosa atuação na defesa das causas republicanas”.

Luis Roberto Barroso, por sua vez, enalteceu a importância da proximidade com a advocacia. “A relação transparente e fiel que estabeleci com a advocacia é algo absolutamente saudável e, ao meu ver, necessário. Ao tomar posse como membro honorífico do IADF, e tendo a proximidade determinante da OAB, acredito em relações cada vez mais frutuosas no Judiciário brasileiro”, disse.

Convite

Marcus Vinicius Furtado Coêlho aproveitou a oportunidade para fazer um convite aos advogados presentes para que se inscrevessem na XXII Conferência Nacional dos Advogados, que acontecerá de 20 a 23 de outubro de 2014, no RioCentro, Rio de Janeiro. “Para a alegria dos 850 mil advogados brasileiros, em especial os 15 mil já inscritos na XXII Conferência, a abertura magna ficará a cargo de Luis Roberto Barroso. Daí medimos o nível daquela que já é, sem dúvidas, a maior Conferência da história”, finalizou.

Fonte da Notícia: Conselho Federal OAB