Página Inicial / OAB lança campanha para ressaltar a importância da participação da advocacia nos litígios judiciais e extrajudiciais

A campanha visa conscientizar o cidadão quanto a essencialidade do advogado(a) em todo tipo de acordo para evitar prejuízos às partes

Basta uma simples consulta na rede mundial de computadores para confirmar o volume gigantesco de jurisprudências de recursos interpostos por partes, que se sentiram prejudicadas em acordos judiciais ou extrajudiciais em que não houve a presença de advogado. Com o objetivo de conscientizar o cidadão quanto a essencialidade da presença desse profissional, especialmente nas causas mais comuns em que empresas firmam acordos sem a obrigatoriedade do causídico, a OAB Rondônia lança a campanha “Sozinh@ Não!”.

A preocupação da entidade é em especial com os consumidores vulneráveis, com pouco ou quase nenhum conhecimento dos seus reais direitos, que muitas vezes se vêm na iminência de fechar acordos com grandes empresas, as quais possuem uma Assessoria Jurídica repleta de profissionais experientes.

“Nesses casos, por exemplo, geralmente quem sai perdendo é o cidadão mais humilde, que não conhece seus direitos, que acha que pode estar fazendo um bom acordo, mas lá na frente acaba descobrindo que a causa era bem mais complexa”, defende o presidente da OABRO, Elton Assis.

O advogado(a) é considerado essencial na sociedade, “uma vez que ele detém a capacidade de postular os interesses das pessoas em juízo ou fora dele e também de prestar assessoria e consultoria. O profissional é ainda um negociador, aquele capaz de solucionar conflitos de maneira célere”, destaca Elton Assis.

A campanha tem uma linguagem simples e direta para chamar a atenção dos consumidores em problemas que os norteiam no seu dia a dia, como por exemplo: “Pediram para fazer acordo? Não vá sozinho. Consulte um advogado(a)”; “Seu voo foi cancelado? Exija seus direitos; “A conta de luz é abusiva? Não vá negociar sozinho. Consulte um advogado(a)”; entre outras mensagens.

A ação em massa acontecerá de forma virtual e será divulgada por meio das redes sociais da Seccional, no Facebook, YouTube (OAB Rondônia) e no Instagram (@oabrondonia). Além da campanha institucional em suas redes sociais e na home sobre o tema, a OAB incluiu na paisagem urbana de todos os municípios em que tem subseção, outdoors para dar maior visibilidade a ação.