Página Inicial / OAB Jaru promove audiência pública com gestores municipais em prol de melhorias para Hospital Municipal

Audiência pública em Jaru

Nesta terça-feira (16), a Subseção de Jaru da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) promoveu audiência pública entre entidades, sociedade e gestores públicos com objetivo de viabilizar soluções e ações a serem tomadas para melhoria das condições de atendimento do Hospital Municipal de Jaru.

Embora a proposta da OAB fosse de que a reunião trouxesse resultados totalmente positivos, a chefe do Executivo Municipal, Sonia Cordeiro, se recusou a assinar um termo de compromisso que garantiria o atendimento das irregularidades apontadas em uma vistoria técnica realizada pela OAB, juntamente com a Comissão de Direitos Humanos, e enviada ao CREMERO.

Mesmo assim, o presidente da subseção de Jaru, Indiano Pedroso, ressalta que “independente da atitude da prefeita, a audiência atingiu seu objetivo que foi mobilizar todos os segmentos administrativos em prol de uma questão tão importante que é a saúde do município”.

A audiência foi mediada e conduzida pelo conselheiro seccional Delmário Santana, que após franquear a palavra aos presentes, também discursou e expôs sua opinião sobre o direcionamento da reunião. “Esta conferência passa a impressão de que o Hospital Municipal anda às mil maravilhas, e que não existe nada de errado”, afirmou e cobrou da prefeita e da Secretaria Municipal de Saúde, medidas mais eficazes no setor.

A secretária de saúde, Emanuela Rodrigues, foi uma das mais focadas durante os questionamentos, e buscou suprir as perguntas com respostas sempre positivas e otimistas sobre o Hospital. Segundo a secretária, a maioria das irregularidades apontadas foram sanadas, e as que faltam logo serão resolvidas. Emanuela também foi dura em seu posicionamento quanto à reunião, “estou insatisfeita, pensei que teríamos aqui a formação de uma comissão com envolvimento de todos para beneficiar a saúde”, disse.
Já a Prefeita preferiu não se pronunciar na maioria dos questionamentos, deixando a cargo da chefe da pasta, a responsabilidade das respostas.

Cobranças sobre as ambulâncias, como a UTI móvel que ainda não está apta a trabalhar, medicamentos, estruturas físicas e operacionais, entre outros foram debatidos no encontro.

Ao final do evento foram lidos a Minuta e o Termo de Compromisso, o qual a prefeita se recusou a assinar classificando não ser necessário tal procedimento.

A realização do evento também contou com a participação do secretário-geral da OAB/RO, Michel Barros, da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ), Associação das Lavadeiras e Empregadas Domésticas, Conselho Comunitário, Núcleo de Assessoria Técnica e Popular Dom Antônio Possamai, Fórum de Ação pela Cidadania, Loja Maçônica Estrela da Fraternidade nº 15 e a 1ª Igreja Presbiteriana do Brasil.

Com informações do jaruonline