Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB garante na Justiça Federal acesso a inquérito civil público para advogado

Página Inicial / OAB garante na Justiça Federal acesso a inquérito civil público para advogado

Seccional pode acessar inquérito civil público que tramita em segredo de justiça no MPFRO

Seccional pode acessar inquérito civil público que tramita em segredo de justiça no MPFRO

O advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Pedro Origa, conquistou uma importante vitória esta semana ao ter garantido o direito para acessar inquérito civil público, que tramita em segredo de justiça no Ministério Público Federal de Rondônia.

O advogado, que é devidamente constituído nos autos, não estava podendo acessar o inquérito, desta forma tendo a sua prerrogativa profissional gravemente violada.

A vitória foi conquistada por meio da concessão de liminar pela Justiça Federal do Mandado de Segurança impetrado por Pedro Origa. A ação contou com a assistência jurídica e acompanhamento do processo por parte da OAB/RO, por meio do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP).

Pedro Origa, que atua há mais de 40 anos em Rondônia e que também é membro nato vitalício da OAB/RO sentiu-se fortalecido com o apoio irrestrito da OAB/RO e do Tribunal de Prerrogativas. Para ele o apoio foi essencial para garantir a conquista. Em vista disso, o advogado fez questão agradecer pessoalmente a Presidente do TDP, Maracélia Oliveira, e ao membro do TDP, José Manoel Pires, que o auxiliou desde o início do processo.

“Eu que já milito a tantos anos da advocacia e tenho uma história institucional na OAB, recomendo aos advogados de Rondônia: sempre que tiverem suas prerrogativas violadas, venham até a OAB, pois esse grupo de jovens não se intimida e busca incansavelmente garantir os nossos direitos e, consequentemente, a ampla defesa dos nossos clientes”.

A Presidente do TDP, Maracélia Oliveira, agradeceu o reconhecimento por parte de membro tão importante para o sistema OAB. Ela também fez questão de parabenizar a atuação do membro do TDP, José Manoel, por ter prontamente atendido ao chamado. Ela falou ainda que se a questão não for resolvida aqui e persistir a determinação do Procurador em não permitir que os advogados tenham acesso aos inquéritos que correm em segredo de Justiça, “levará o caso a Procuradoria Nacional de Prerrogativas para que sejam tomadas as medidas junto ao Conselho Nacional do Ministério Público”.

O Procurador Nacional Adjunto de Prerrogativas, Raul Fonseca, declarou que em função da enérgica atuação da Seccional através do Tribunal de Prerrogativas, “sinto que se restabelecerá o equilíbrio entre a OAB e os demais segmentos que compõem o sistema judiciário no estado de Rondônia”.

Pedro Origa também parabenizou o Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, que tem dado irrestrito apoio ao TDP para que este possa atuar livremente em defesa das prerrogativas dos advogados de Rondônia.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone