OAB entrega credenciais para 75 novos advogados e advogadas

Página Inicial / OAB entrega credenciais para 75 novos advogados e advogadas

Nesta quarta-feira (29), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), realizou a cerimônia de entrega credenciais para 75 novos advogados e advogadas. Promovida no formato híbrido, em função da pandemia de Covid-19, uma parte dos participantes e seus familiares estiveram no auditório da Seccional, em Porto Velho, e a outra participou virtualmente.

“O momento mais importante para a Ordem dos Advogados do Brasil é este, em que recebemos novos colegas de profissão”, afirmou o presidente da OABRO, Elton Assis. “Novos combatentes ingressam a esta casa para defender a Constituição Federal e a democracia e fazer valer a luta de grandes homens, que ao longo da história desse país, defenderam a cidadania e a voz popular”, completou. Elton Assis também pediu aos novos advogados que mantivessem o foco no compromisso firmado durante a solenidade, sobre a observação da ética, dos deveres e prerrogativas profissionais.

O secretário-geral da OABRO, Márcio Nogueira, narrou sua visão sobre a maior missão da advocacia: “Advogar é gerar no seu cliente essa sensação de que o justo está operando. Operar no sistema de justiça advogando é cultivar no coração do seu cliente essa sensação de que a justiça está acontecendo na vida dele. Se a gente se dedica muito à parte burocrática da advocacia, a gente acaba se firmando como um advogado que não é bom o suficiente para a comunidade. O bom advogado faz o cliente se sentir defendido, protegido. E isso exige muita humanidade”, enfatizou.

Elton Fülber, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) falou da alegria de receber os novos colegas, dos desafios da Ordem frente à pandemia da Covid-19 e sua missão junto à jovem advocacia. “Nesse período a OAB manteve-se altiva e trabalhou intensamente para assistir à advocacia e cumprir seu papel junto à sociedade. E nós temos ainda uma missão especial que é de acolhê-los bem. Enquanto família estamos muito felizes em recebê-los. Esta é a casa da advocacia e da cidadania”, afirmou.

A secretária geral-adjunta da OABRO, Aline Silva, relembrou a emoção que sentiu quando recebeu a sua credencial e os receios que teve em início de carreira. “Lembro-me do frio que senti, mas esse frio é o que me levou e me leva para frente, que me faz sentir orgulho da profissão que escolhi e ser motivo de orgulho para minha família, o frio que me faz ser atuante na Seccional dando o meu melhor para que ela seja cada vez mais representativa, exatamente como tem sido. E meu conselho é, sintam esse frio todos os dias de suas vidas”, disse.

Danilo Alencar, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, destacou o incentivo que a OAB concede aos profissionais em início de carreira. “Dentro da Comissão da Jovem Advocacia a gente sente os desafios enfrentados por aqueles que estão iniciando, sendo um deles, a inserção no mercado de trabalho. Com o apoio desta gestão da OAB conseguimos implementar projetos que apoiam os jovens profissionais nesse começo de jornada”, lembrou Danilo, citando como exemplo o projeto Advocacia Conectada.

O conselheiro federal pela bancada da OABRO e procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis, disse que, com a chegada dos novos profissionais, o sistema OAB fica mais forte. “Estamos recebendo hoje guerreiros e guerreiras comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito. Portanto, esse compromisso que vocês acabaram de assumir nos faz mais fortes e permite que o cidadão seja melhor assistido, sendo dever nosso, enquanto profissionais, exarar o sentimento de justiça dentro da nossa sociedade”, declarou.

A oradora da turma, Lívia Maria Lima, disse estar honrada em representar os colegas em um momento tão especial. “Passamos pelo exame mais polêmico da história da OAB, passamos por uma pandemia, perdas, problemas pessoais, cada um sabe como foi árdua essa trajetória. Mas hoje estamos aqui celebrando este momento que ficará para sempre guardado em nossas memórias. Ingressamos hoje ao quadro da Ordem dos Advogados do Brasil, profissão esta tão importante para a sociedade e tão desafiadora para nós”, ponderou.

A cerimônia contou ainda com as seguintes participações: Fernando Maia (diretor-tesoureiro da OABRO); Mara Andrade (membro da Comissão de Acolhimento à Jovem Advocacia); Diógenes Almeida (presidente da Subseção de Cacoal); Brian Griehl (Presidente da Subseção de Ariquemes); Douglas Codignola (conselheiro seccional); e Vinícius Gordon (presidente do TED).

Confira a galeria de fotos completa AQUI.