Página Inicial / OAB entrega credenciais para 68 novos advogados de Rondônia; última cerimônia do ano foi híbrida

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) promoveu a última cerimônia de entrega de credenciais para 68 novos advogados neste ano de 2021.

Realizada de forma híbrida, 22 participantes e seus familiares compareceram presencialmente no auditório da Seccional, em Porto Velho, e os demais, virtualmente. Dois estagiários, uma em Porto Velho, e outra no interior, também receberam as credenciais.

“O momento mais importante para a Ordem dos Advogados do Brasil é este, em que recebemos novos colegas de profissão. Somos uma categoria profissional tão importante para o país que o Exame de Ordem passou a ser visto com um evento de suma importância, pois detém a finalidade de aferir o conhecimento do bacharel em Direito para avaliar se ele está apto a exercer a profissão. Com isto, a OAB busca garantir a qualidade da prestação jurisdicional ao cidadão”, enfatizou o presidente da Seccional, Elton Assis.

Falando diretamente aos novos advogados, Elton Assis destacou a importância da lealdade, ética e diligência. “A advocacia não é profissão para covardes. A ética é a consciência de se buscar o correto, o lícito, o justo. Nada além do que o necessário e sem prejudicar o alheio. A advocacia é um sacerdócio, é das mais honrosas profissões. O advogado é guardião das liberdades, da vida, do patrimônio. Nossa missão é das mais nobres”, disse.

Participando de forma virtual, Elton Fülber, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) falou da alegria de receber os novos colegas, dos desafios da Ordem e sua missão junto à jovem advocacia. “Muito me alegra a chegada de novos colegas. Quero, especialmente, destacar que vocês têm uma grande missão e, ao mesmo tempo, podem contar com a CAARO para assistir à advocacia e cumprir seu papel junto à sociedade. E nós temos ainda uma missão especial que é de acolhê-los bem. Enquanto família estamos muito felizes em recebê-los. Esta é a casa da advocacia e da cidadania”, afirmou.

A vice-presidente da Seccional, Solange Aparecida Silva, falou sobre a importância da Ordem para os novos advogados. “O trabalho do advogado é fundamental para a sociedade. Aproveitem o que a OAB tem para oferecer. A Escola Superior da Advocacia sempre realiza cursos que auxiliará seu trabalho. E continuem estudando, pois isso que fará a sua diferença no âmbito profissional”, disse.

A secretária geral-adjunta da OABRO, Aline Silva, relembrou a emoção que sentiu quando recebeu a sua credencial e os receios que teve em início de carreira. “Lembro-me do frio que senti, mas esse frio é o que me levou e me leva para frente, que me faz sentir orgulho da profissão que escolhi e ser motivo de orgulho para minha família, o frio que me faz ser atuante na Seccional dando o meu melhor para que ela seja cada vez mais representativa, exatamente como tem sido. E meu conselho é, sintam esse frio todos os dias de suas vidas”, disse.

Danilo Alencar, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, destacou o incentivo que a OAB concede aos profissionais em início de carreira. “Dentro da Comissão da Jovem Advocacia a gente sente os desafios enfrentados por aqueles que estão iniciando, sendo um deles, a inserção no mercado de trabalho. Com o apoio desta gestão da OAB conseguimos implementar projetos que apoiam os jovens profissionais nesse começo de jornada”, lembrou Danilo, citando como exemplo o projeto Advocacia Conectada.

A oradora da turma, Sâmela da Silva Lopes, destacou a satisfação em representar os colegas em um momento tão especial. “A sociedade civil precisa de advogados e advogadas atuantes e combativos. Precisa de uma advocacia que resguarda as suas prerrogativas, porque sabe que elas não são privilégios, mas sim instrumentos que asseguram o amplo direito de defesa”, ponderou.

A cerimônia contou ainda com as as presenças de Fernando Maia diretor-tesoureiro; Mara Andrade (membro da Comissão de Acolhimento à Jovem Advocacia); Douglas Codignola (conselheiro seccional); Márcio Nogueira (secretário geral e presidente da OAB triênio 2022-2024). Virtualmente, presidentes de subseções como Diógenes Almeida (de Cacoal); Éder Júnior (vice-presidente de Rolim de Moura).

Confira a galeria de fotos completa AQUI.