Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB e Supel vão firmar Termo de Cooperação

Página Inicial / OAB e Supel vão firmar Termo de Cooperação

Termo objetiva oferecer à sociedade maior informação sobre a transparência dos gastos públicos do estado.

Termo objetiva oferecer à sociedade maior informação sobre a transparência dos gastos públicos do estado.

Na manhã desta sexta-feira (20), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, esteve reunido com o Superintendente Estadual de Licitações (Supel), Márcio Rogério, para tratar do Termo de Cooperação que será firmado entre as duas instituições, com o objetivo de oferecer à sociedade maior informação sobre a transparência dos gastos públicos do estado.

Presentes à reunião também estavam o presidente da Comissão de Fiscalização dos Gastos Públicos e Prestação de Serviços da Seccional, advogado Reinaldo Rosa dos Santos e o diretor executivo da Supel, Francisco Lopes Melo.

Outros pontos discutidos durante a reunião foram a disponibilização de um espaço para a OAB/RO na Supel, a participação da Seccional em palestras, seminários e cursos sobre temas ligados ao processo de licitações, transparência e compras públicas.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, pontua que a parceria é muito importante, pois a OAB tem a missão de cobrar dos poderes públicos e fiscalizar o efetivo direito da cidadania à informação e à transparência na gestão pública fazendo cumprir, no Estado e Municípios de Rondônia, da Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.517/2011) e a Lei da Transparência (Lei Complementar n° 131/2009).

Andrey ressalta também que é necessário oferecer à sociedade maior informação sobre a transparência dos gastos públicos em Rondônia, porém, com linguagem apropriada. “Sabemos que as informações podem estar disponíveis, mas não estão em uma linguagem que possa ser compreendida pela população em geral, então, precisamos explicar e detalhar as contas de forma mais clara para o cidadão”.

O presidente da Comissão de Fiscalização dos Gastos Públicos e Prestação de Serviços da Seccional, Reinaldo Rosa dos Santos, reitera que a parceria é muito válida e deve ser simplificada à população. “É uma proposta muito boa de colocar em foco a transparência e a democratização das compras do estado, principalmente levando em consideração que o controle dos gastos públicos está em evidência no país, mas precisamos deixar o mais objetivo possível para que a sociedade tenha mais interesse”.

O Superintendente Estadual de Licitações (Supel), Márcio Rogério, explica que é importante ter a OAB como parceira nesta ação. “Iremos destinar um espaço para a OAB/RO, para que sempre tenha um advogado acompanhando todo o processo licitatório, garantindo desta forma, a aplicação da lei”.

Márcio Rogério fala também, que é necessário a realização de seminários e cursos que discutam sobre melhorias do processo licitatório, com a participação também do Ministério Público e Tribunal de Contas. Ele explica ainda, que serão disponibilizados à Comissão da OAB dados periódicos sobre a Supel, para que os advogados possam formular estudos sobre os procedimentos de licitações, transparência e compras públicas.

Durante a reunião, o diretor executivo da Supel, Francisco Lopes Melo, falou de algumas iniciativas tomadas pela Superintendência para melhorar o quadro da transparência, como a melhoria dos salários dos pregoeiros, o portal da licitação, e outras melhorias que devem entrar em vigor ainda este ano, como o Código de Ética dos Servidores, a distribuição de informativos ‘via internet’ para as empresas, a transmissão ao vivo dos pregões e a disponibilização de informações via celular, para números cadastrados no site.

Tão logo o documento esteja aprovado, será assinado entre as duas entidades em ato solene na sede da OAB/RO e amplamente divulgado na imprensa.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Márcia Cristina ,Josué Henrique,David Lukas / Whatsapp (999610279) responsáveis

Cristiane Lima responsável

69 3217-2112 telefone
Ana Flávia responsável

69 3217-2112 telefone
Luana Maia,Daniele Matos responsáveis

69 3217-2108 telefone
Alexia Alves responsável

69 3217-2113 telefone
Jaqueline Freitas responsável

69 3217-2114 telefone
Alexia Alves responsável

69 3217-2113 telefone
Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ana Cristina,Taciana Guzman,Maria Odete,Queli Cristina responsáveis

Cristiane Lima responsável

69 3217-2112 telefone
Khenia Medeiros responsável

69 3217-2103 telefone
Elisângela Oliveira responsável

69 3217-2101 telefone
Elisângela Oliveira responsável

69 3217-2100 telefone
Leandra Nomerg responsável

Jessica Delai,Daniele Matos responsáveis

69 3217-2124 telefone
Daniel Nevony responsável

69 3217-2121 telefone
Isa Carneiro,Irlene França,Rosa Brilhante responsáveis

Elen Rodrigues,Jane Paulino responsáveis

69 3217-2123 telefone