Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB defende aplicabilidade da LC 135 em seminário sobre o Sistema Político Brasileiro

Página Inicial / OAB defende aplicabilidade da LC 135 em seminário sobre o Sistema Político Brasileiro

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante participou como moderador nesta sexta-feira(11), da palestra que teve como tema “A Lei do Ficha Limpa e suas implicações nas eleições de 2014”.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante participou como moderador nesta sexta-feira(11), da palestra que teve como tema “A Lei do Ficha Limpa e suas implicações nas eleições de 2014”.

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO) e a Escola do Legislativo promoveram nos dias 10 e 11 de outubro o I Seminário – O Sistema Político Brasileiro, 25 anos após a Constituição Federal de 1988. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante participou como moderador nesta sexta-feira(11), da palestra que teve como tema “A Lei do Ficha Limpa e suas implicações nas eleições de 2014”, ministrada pelo advogado e especialista em direito eleitoral, Nelson Canedo.

Andrey Cavalcante ponderou que após os embates jurídicos iniciados com a aplicação da Lei nas eleições de 2010 nos Tribunais Regionais Eleitorais e no Tribunal Superior Eleitoral e por fim, o reconhecimento de que a sua aplicabilidade feria o artigo 16 da Constituição Federal naquele ano, a LC 135/2010 será amplamente aplicada nas eleições de 2014, assim como foi aplicada nas eleições de 2012.

“Visando a aplicação total da Lei às eleições de 2012, o Conselho Federal da OAB, ajuizou a Ação Declaratória de Constitucionalidade n˚ 30, ainda em 2011, sendo que em fevereiro de 2012, o STF reconheceu a constitucionalidade da LC 135/2010, resultando na sua aplicação integral, nas eleições do ano passado”, pontuou Andrey.

O presidente da OAB defendeu a LC, primeiro porque ela trouxe causas inovadoras paras a inelegibilidade de candidatos, entre elas os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado por vários crimes, entre eles: contra a economia popular, a fé pública, a administração pública, o patrimônio público e privado, entre outros. Destacou ainda o aumento no prazo de inelegibilidade de três para oito anos, bem como a cassação do diploma e não apenas do registro, tornando realmente efetiva as ações de investigação por abuso de poder.

“Portanto conclui-se que a Lei é constitucional e decorre de previsão do parágrafo 9º do artigo 14 da CF, sendo plenamente aplicável em 2014 e não existe argumento jurídico qualquer que possa afastar a sua aplicabilidade”, concluiu Andrey.

O advogado Nelson Canedo, em sua explanação, destacou vários pontos da LC que ainda geram dúvidas quanto a sua aplicabilidade e exemplificou com vários entendimentos jurídicos de casos concretos, muitos dos quais ele mesmo subscreveu.

Entre os pontos autos da palestra, chamou a atenção, certamente porque a Lei ainda é recente, decisões distintas para casos idênticos. “Creio que somente daqui a três eleições a Lei pode amadurecer e possamos contar com um sistema pacífico nas decisões, isso em função da mudança dos membros da corte que ainda divergem nas decisões”.

Participaram do evento vários assessores de políticos e de partidos políticos, membros da sociedade organizada e sociedade em geral.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone