Página Inicial / OAB de Jaru reúne cúpula da segurança do estado para tratar sobre combate à violência

Em continuidade à campanha que visa à adoção de medidas para reduzir a crescente onda de violência no município de Jaru, a diretoria da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) no município, conseguiu reunir na última sexta-feira (06), no auditório do Ministério Público, membros da segurança pública do estado.

Durante a reunião, que foi conduzida pelo promotor de justiça Fábio Rodrigo Casaril, foram relatados os problemas de segurança enfrentados pela população ao secretário de Segurança Pública do Estado, Antônio Carlos dos Reis. Segundo dados apurados pela diretoria da Subseção, somente nos primeiros meses deste ano, os números da violência já superaram o índice do ano de 2015, além de vários crimes sem solução.

Indiano Pedroso, presidente da Subseção, expôs que uma das causas está no efetivo da Polícia Civil e da Polícia Militar que vem sendo reduzido ao longo dos anos. “É necessário que as autoridades voltem os olhos para a nossa cidade. A população está assustada e com receio de frequentar lugares públicos. É preciso promover à população a sensação de segurança”.

Representando o Seccional da OAB/RO, o secretário geral Márcio Melo Nogueira, afirmou que a entidade não medirá esforços em sensibilização das autoridades e buscar soluções para esse problema. Ele declarou que a OAB espera que reunião seja um marco no início de adoção de medidas para promover mais segurança a população de Jaru. Aproveitou para enaltecer a atuação do juiz de Direito Flávio de Melo – também presente a reunião – e do promotor Fábio Casaril em serem parceiros nessa iniciativa da entidade.

Também representado o Conselho Seccional da OAB, o conselheiro estadual Delmário Santana reforçou antes havia mais policiamento nas ruas e que, com a redução do policiamento os números vêm aumentando assustadoramente desde 2010. Fazendo coro com Delmário Santana, a também conselheira seccional Núbia Rubena Paniago chamou a atenção dizendo que a população de Jaru está cansada de promessas e que deseja ações concretas. “Faz muito tempo que Jaru necessita de ajuda. Onde o estado se afasta, o criminoso toma conta, isso é o que está acontecendo aqui em Jaru”, desabafou ela.

O promotor Casaril concordou que um dos principais problemas é a falta de servidores para realizar as investigações, devido à falta de efetivo, tanto da Polícia Civil, quanto da Polícia Militar. Ele evidenciou a quantidade de crimes ocorridos na comarca que não são solucionados. Já o juiz Flávio Henrique, declarou que espera que seja feito algo para mudar a realidade de Jaru. Que conhece a realidade e as limitações do Estado, mas vai fazer de tudo para modificar a realidade de Jaru.

O secretário de Segurança comentou que o país todo enfrenta problemas de segurança, mas que reconheceu que precisa encontrar soluções. “Nunca se teve tanto aparelhamento no Estado. A falta de efetivo é a maior dificuldade. Para a segurança pública não basta só polícia”, explicou ele. Mesmo assim informou que haverá uma força tarefa em Jaru, pois o número de inquéritos é muito alto e que o policiamento será aumentado, tanto policiais civis quanto militares. “Em longo prazo o planejamento é aumentar o efetivo, porém, depende da disponibilidade financeira”, finalizou o secretário.

Participaram ainda da reunião no auditório do MP em Jaru, os presidentes da Subseção da OAB de Ariquemes e Guajará Mirim, Alex Sarkis e Cherislene Pereira, o procurador-geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Ênedy Dias de Araújo, o prefeito do município, Inaldo Pedro Alves, representantes da Associação Comercial, e demais representantes de entidades que apoiam a campanha capitaneada pela OAB de Jaru.

Indiano Pedroso avalia que a reunião foi extremamente positiva, pois mostrou que toda a sociedade de Jaru está envolvida em buscar soluções ao lado do poder público. Ele anuncia que a campanha continua e já nessa sexta-feira (13), haverá uma caminhada pela principal avenida da cidade para envolver mais ainda a sociedade nesse movimento. A caminhada terá início às 17h com concentração na praça municipal em frente a escola Capitão Silvio de Farias.

Com informações e fotos do site A Notícia Mais