Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB comemora decisão do TRF da 1ª Região que garante prerrogativas dos advogados na PF

Página Inicial / OAB comemora decisão do TRF da 1ª Região que garante prerrogativas dos advogados na PF

Secretário-geral adjunto do CFOAB, Ibaneis Rocha Barros Junior, fez sustentação oral no julgamento

Secretário-geral adjunto do CFOAB, Ibaneis Rocha Barros Junior, fez sustentação oral no julgamento desta quarta (23)

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) elogiou, nesta quarta-feira (23), a decisão favorável da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região à apelação do Conselho Federal da OAB (CFOAB), que anulou os artigos 5º e 6º da Orientação Normativa nº 36/2010, da Corregedoria da Polícia Federal, a qual limitava o acesso dos advogados a inquéritos, processos e cartas precatórias.

Após provocação da OAB São Paulo, o CFOAB ajuizou ação anulatória contra os dispositivos referidos, tendo o juiz extinto o feito por inadequação da via eleita, daí a apelação interposta. No primeiro julgamento, com sustentação oral do procurador nacional de defesa das prerrogativas da OAB, Roberto Charles de Menezes Dias, o desembargador relator, Souza Prudente, anulou a sentença, enfrentou o mérito e julgou improcedente o pedido. Houve voto divergente do desembargador Néviton Guedes, razão pela qual aplicou-se o art. 942 do novo Código de Processo Civil.

Nesta quarta-feira (23) foi retomado o julgamento, com sustentação oral do secretário-geral adjunto do CFOAB, Ibaneis Rocha Barros Junior. Os desembargadores Kassio Nunes e Jirair Aram, convocados para sessão ampliada, acompanharam a divergência do desembargador Néviton e votaram pelo provimento do apelo e procedência do pedido para anular os dispositivos impugnados e determinar a aplicação da Lei 13.245/2016.

Roberto Charles de Menezes Dias, procurador nacional de defesa das prerrogativas da OAB, fez a sustentação oral no primeiro julgamento

Roberto Charles de Menezes Dias, procurador nacional de defesa das prerrogativas da OAB, fez a sustentação oral no primeiro julgamento

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, parabeniza a atuação do CFOAB e ressalta que a medida reafirma o papel essencial do advogado à administração da Justiça. “Mais uma vitória da OAB. Parabéns aos nossos aguerridos Ibaneis, Charles e equipe do jurídico do CFOAB. Estamos lutando por uma causa de toda a advocacia. O advogado é indispensável à administração da Justiça e deve atuar com independência e lutar contra ações que venham a transgredir nossas prerrogativas, essenciais para o exercício do amplo direito de defesa, afinal a Ordem é a verdadeira porta-voz e guardiã da sociedade civil”.

A vice-presidente da OAB/RO e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Seccional (CDP), Maracélia Oliveira, também destaca a importância da decisão. “A preservação dos direitos dos advogados é uma garantia da cidadania daqueles que por eles são representados. Os referidos dispositivos estavam em desacordo com o artigo 7º do Estatuto da Advocacia que estabelece que os advogados podem: Examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos”.

Com a decisão, foram impugnados os seguintes dispositivos:
Art. 5º – Os investigados e seus advogados somente terão acesso aos autos e documentos já incorporados aos autos, relativos a si, ou no segundo caso, a seus clientes.

Art. 6º – Não será concedido aos investigados, ou a seus advogados, acesso à diligências em curso nem à informação que digam respeito exclusivamente a terceiros, investigados ou não.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone