Em Porto Velho, Caravana Nacional de Prerrogativas visita TRT, TJ e MP

Página Inicial / Em Porto Velho, Caravana Nacional de Prerrogativas visita TRT, TJ e MP

Reunião no Tribunal do Trabalho da 14ª Região
(Foto: Ascom TRT14)

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) recebeu, na última quinta-feira (1), a Caravana Nacional de Prerrogativas e realizou visitas institucionais no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região RO/AC (TRT14), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e Ministério Público Estadual (MP-RO). As reuniões realizadas na capital encerram a programação da Caravana que passou, nesta semana, pelas Subseções de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes.

A comitiva que realizou as visitas foi composta pela vice-presidente da OAB/RO e presidente da Comissão de Defesa de Prerrogativas da Seccional (CDP), Maracélia Oliveira; secretário adjunto, Eurico Montenegro Neto, os conselheiros federais de Rondônia Elton Assis, Elton Fülber, Breno de Paula, o procurador jurídico da OAB/RO, Moacyr Pontes Netto, o presidente nacional da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB, Jarbas Vasconcelos, o membro da Comissão Nacional de Prerrogativas, Ary Cleviston Almeida de Santana, presidente da Comissão Nacional do Jovem Advogado, Alexandre Mantovani, entre outros advogados.

Reunião no Tribunal de Justiça de Rondônia

O presidente da Comissão Nacional das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Jarbas Vasconcelos, enalteceu o bom desempenho da Seccional na defesa das prerrogativas e relação institucional com o Judiciário. “As visitas realizadas no interior e capital do estado demonstraram que todos os ramos da Justiça em Rondônia têm produtividade acima da média, uma relação proativa com a OAB/RO e com a sociedade, e são paradigmas para a Região Norte”, destacou.

Representando a presidência do TRT14, a desembargadora Maria Cesarineide reiterou o bom relacionamento da magistratura trabalhista com a OAB Rondônia e OAB Acre. “Já existe uma boa convivência entre as instituições e entidades afins da Justiça, especialmente nesse momento em que se discutem tantas reformas, é importante reforçar essa união e fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, disse.

Logo após, a Caravana seguiu para o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e foi recepcionada pelo presidente da instituição, desembargador Sansão Saldanha, que elogiou a iniciativa do Conselho Federal. “Essa é uma importante realização da OAB para a advocacia, em especial aos profissionais iniciantes na carreira, pois se sentirão apoiados e acolhidos pela instituição. É muito bom ver que todos vocês estão empenhados nesta atividade. Aproveito para reafirmar nosso compromisso de parceria em favor de toda a sociedade”, destacou.

Reunião no Ministério Público de Rondônia

Finalizando as visitas institucionais em Rondônia, a Caravana se reuniu com procurador-geral de Justiça em Rondônia, Airton Pedro Marin Filho, no Ministério Público Estadual (MP-RO). “Quero destacar a relação harmoniosa entre OAB e MP, sempre buscando atender ao cidadão de forma a garantir a boa aplicação das leis, e desejo muito sucesso a essa iniciativa que é muito importante para a advocacia, mas também para a sociedade e Justiça”, disse p procurador-geral, Airton Pedro Marin Filho.

A vice-presidente da OAB/RO e presidente da Comissão de Defesa de Prerrogativas da Seccional (CDP), Maracélia Oliveira, agradeceu a disponibilidade dos órgãos em receber a Caravana. “Este é o resultado do bom relacionamento institucional entre a OAB, Judiciário e MP, sempre com objetivo de melhorar a prestação jurisdicional e a Justiça brasileira”.

A I Caravana Nacional de Prerrogativas em Rondônia, promovida em parceria com a Comissão dos Jovens Advogados, Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Comissões e Subseções da OAB/RO e apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), encerrou a programação durante a abertura oficial da XIII Conferência Rondoniense da Advocacia e o XVI Encontro Nacional da Jovem Advocacia, realizado na quinta-feira (1), no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.

Confira galeria de fotos do evento.

Com fotos da Ascom TRT14