A Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou, no último fim de semana, das atividades que encerraram as celebrações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Entre as ações, foram realizados o torneio de futebol e a caminhada em prol do autismo.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, enaltece as realizações. “Parabéns à Comissão e a todos que contribuem em favor desta especial causa, que é a inclusão. Mais um ano em que participamos da caminhada e do torneio de futebol, eventos que já fazem parte do nosso calendário institucional permanente, e que sempre contam com grande adesão da sociedade e reforçam a importância do apoio à educação adequada das crianças autistas”.
A caminhada aconteceu no Espaço Alternativo de Porto Velho e reuniu centenas de pessoas com o mesmo objetivo: mobilizar e conscientizar a sociedade a entender mais sobre o que é o autismo, além de informar sobre os sintomas, tratamento e as formas de dar suporte ao desenvolvimento e aprendizado às crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O torneio de futebol foi realizado na sede do Clube do Advogado, em Porto Velho, e ao final fez a entrega dos prêmios aos times vencedores na competição beneficente. A atividade foi promovida pela a Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA/RO), com apoio da OAB/RO e Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia.
Para o presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), Julio Yriarte, as ações encampadas pela Seccional objetivam buscar a atenção da sociedade ao transtorno presente na vida de milhões de pessoas no mundo todo. “Além de promovermos esclarecimentos sobre o que é o transtorno e os direitos das pessoas com TEA, propiciamos a união dos pais, profissionais e sociedade na busca pela inclusão”, comenta.
Sobre o autismo
O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um distúrbio do desenvolvimento marcado por três características: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para se comunicar ou para lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em 02 de abril, dia proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, e é simbolizado pela cor azul, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina. A data objetiva despertar o debate sobre a realidade do autismo e informar sobre a Lei 12.764 de 2012, que estabelece a política nacional dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista.