Página Inicial / Demandas da advocacia do interior do estado são discutidas no Colégio de Presidentes de Rolim de Moura

Evento foi realizado nesta sexta-feira (21) pela Seccional Rondônia da OAB

Colégio foi realizado em Rolim de Moura

Ouvir as demandas da advocacia, esse foi o intuito do Colégio de Presidentes realizado na Subseção de Rolim de Moura, pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secional Rondônia (OAB/RO). O evento, que contou com a participação de 11 presidentes de Subseções, foi efetivado nesta sexta-feira (21), na Câmara Municipal da cidade.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, agradeceu a presença de todos e destacou a participação dos membros da diretoria e dos presidentes das Subseções. “Este introito já feito aqui mostra onde temos que investir nossas ações em prol da advocacia. Inclusive, já investimos na questão de melhorar a estrutura da Ordem e na Educação Continuada. Agora, na segunda gestão, nós nos comprometemos a cumprir tudo que foi firmado, destacando que fortalecemos a estrutura orgânica da OAB/RO”.

Andrey também enfatizou que a atual gestão conseguiu levar a Educação Continuada para todas as Subseções, além de disponibilizar procuradores para os locais, a fim de fortalecer as prerrogativas. “Fortalecemos inúmeras condições que precisavam ser melhoradas”.

Outro tema abordado durante o Colégio foi a questão da capacitação indevida de clientes, feita por advogados no estado. Outra questão referiu-se ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que atua impedindo o advogado de ter acesso aos altos, em Rolim de Moura.

O advogado, Rodrigo Lanziani, entregou um documento à vice-presidente da OAB/RO, que também é presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), Maracelia Oliveira, para que a Seccional realize apoio aos profissionais ao enfrentarem problemas em relação ao órgão estadual.

Aproveitando o ensejo, Maracelia destacou o sucesso da Caravana Trabalhista realizada em Vilhena, dizendo que o Conselho Federal da OAB afirmou que o evento foi um dos melhores do país. “Nossa comissão de prerrogativas de Rondônia está despontando nacionalmente em suas ações. Posso garantir esse fato para todos os presentes”, salientou.

O secretário-geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, falou que o Colégio de Presidentes serve como fonte para a entidade ter conhecimento acerca das demandas dos advogados. “É por isso que nós precisamos deste evento. Sempre falo que por meio dele, podemos ter uma gestão cada vez melhor para todos os nossos colegas advogados do estado”.

Ao final, o presidente da Subseção de Ouro Preto do Oeste, Herbert Wender, fez um checklist com as decisões concretizadas nos outros Colégios já realizados. Como feedback, o secretário geral-adjunto, Eurico Montenegro, informou que há uma planilha com as questões pendentes, que serão sanadas pela OAB/RO.

Também foi pleiteado atendimento preferencial aos advogados na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além da questão de carga rápida feita por estagiários, serviços oferecidos pela Oi, e um manifesto e campanha que serão realizados pela OAB/RO sobre o atendimento aos advogados feito pela Justiça do estado, entre outras solicitações.

Após a verificação das demandas, o diretor-tesoureiro, Fernando Maia, reforçou que foi mais uma ação de sucesso da OAB/RO, deixando claro o compromisso da entidade com as Subseções.

Ainda na ocasião, a presidente da Subseção de Rolim de Moura, Regiane Struckel, agradeceu a presença da diretoria, contando que “a intenção é que os pedidos dos colegas de cada Subseção sejam ouvidos e implementados. Nós temos visto que a diretoria está trabalhando para que possamos dar uma resposta maior aos nossos colegas advogados”, falou.

Homenagem
Durante o Colégio de Presidentes, Andrey destacou a presença do ex-presidente da Subseção de Rolim de Moura, Silvio Vieira Lopes, dizendo que ele é um grande exemplo para a advocacia, além de um grande parceiro.

Silvio agradeceu, sendo enfático que a OAB/RO pode contar sempre com o seu apoio. “Colegas, sejam bem-vindos a Rolim de Moura. Essa casa os recebe de portas abertas. Somos todos OAB/RO”, exclamou.

Entrega de credencial
Durante o Colégio, uma nova advogada recebeu sua credencial da OAB/RO, para exercer a profissão.

==> Também estiveram presentes no evento a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Renata Fabris; o presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, Rerison Aguiar; e o presidente da OAB Jovem, Felipe Gurjão.