Página Inicial / Debates sobre desafios da mulher advogada marcam XVI Encontro Nacional da Jovem Advocacia

Um dos objetivos da ação é contribuir para a igualdade de gênero.

A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) selecionou representantes da comunidade jurídica para ministrarem painéis temáticos e debaterem questões voltadas especificamente à mulher na XIII Conferência Rondoniense da Advocacia e no XVI Encontro Nacional da Jovem Advocacia, realizados no início de junho, em Porto Velho. As discussões tiveram o objetivo de contribuir para a igualdade de gênero na sociedade e promover a valorização da mulher advogada.

‘Os desafios da mulher no mercado de trabalho’, ‘A participação da mulher e da juventude nas políticas’, ‘A participação da advogada no Sistema OAB e a Lei n. 13.363/2016’, ‘Aspectos da Lei Maria da Penha’ e ‘Movimento Mais Mulheres na OAB’ foram os temas abordados pelas palestrantes Ana Carolina Tavares Torres (integrante da CMA da OAB/RS); Jaqueline Cassol (advogada e empresária); Daniela Teixeira (vice-presidente da OAB/DF); Ana Paula Lamego Balbino (delegada de polícia); e Clarissa Vencato (conselheira estadual e presidente da Comissão de Estudos Jurídicos da OAB/RR), respectivamente.

A vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, lembra a luta diária da mulher em busca de seu espaço. “A mulher alcançou lugar antes inimaginável, mas apesar das muitas conquistas, ainda há muito para vencer para a afirmação da real isonomia entre os gêneros. E tratamento isonômico é zelar pela igualdade, sem, contudo, descuidar do necessário equilíbrio das diferenças”, salienta.

Renata Fabris

A presidente da CMA da OAB/RO, Renata Fabris, diz que a comissão, em conjunto a outros setores da Seccional, busca continuamente respaldar a mulher advogada. “A Jovem Advocacia já representa parcela significativa dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. E a Seccional de Rondônia teve a oportunidade de ser palco nacional de elevados debates, promovendo um verdadeiro fomento aos que ingressam na carreira, o que se revela de grande importância àqueles que representam o presente dessa classe profissional”, assevera.

“Além de debater a defesa e o fortalecimento da advocacia feminina, é importante incentivar uma maior participação das advogadas na entidade, discutir as ações que fortalecerão a valorização da mulher em vários aspectos”, avaliou Daniela Teixeira, após o evento.

Com mais de 15 anos de experiência em departamentos jurídicos corporativos, Ana Carolina lembrou em seu painel que, atualmente, as mulheres chegam até um determinado patamar e, depois, não conseguem mais avançar. “Se nessa corrida de 100, estamos chegando até 50, nossa ideia é que a próxima geração comece mais à frente e a partir daí elas possam ir além, porque metade da força de trabalho é feminina, até o nível de gerência”, aponta a integrante da CMA da OAB/RS.

Em sua exposição, Jaqueline Cassol fez questão de agradecer ao presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, e a presidente estadual da OAB Mulher, Renata Fabris, pelo convite e disse que participar desse acontecimento é sinônimo de orgulho. “Riqueza em conteúdo, posicionamentos firmes e construtivos, pautados na livre manifestação do pensamento e ideias em prol do crescimento e fortalecimento da advocacia brasileira, principalmente no que tange às mulheres advogadas”, enfatiza.

O evento reuniu mulheres da comunidade jurídica.

Já Ana Paula conta que foi uma grande honra poder falar sobre as peculiaridades da investigação de crimes contra a mulher, já que o Brasil é o 5º país mais violento para as mulheres, segundo o estudo ‘Mapa de Violência 2015 – Homicídios de Mulheres’. “A discussão é essencial pelo fato de tais delitos serem ameaças aos direitos fundamentais à vida, à propriedade, à qualidade e bem-estar social, bem como receber este convite da OAB”, comenta a delegada de polícia.

“Falei sobre o surgimento do Movimento Mais Mulheres na OAB e como ele se espalhou para todas as 27 seccionais, resultado da união e do engajamento da advocacia feminina na luta por espaços e por equidade de gênero no sistema OAB, como forma de superar a invisibilidade da advocacia feminina no que tange à ocupação de cargos de destaque na Ordem”, complementou Clarissa Vencato.

O evento, considerado pelos profissionais que militam na área do direito como o maior já realizado em Rondônia, foi promovido em parceria com a Comissão dos Jovens Advogados, Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Comissões e Subseções da OAB/RO e apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).