Criação da Medalha Valter Nunes de Almeida é ratificada pelo Conselho Seccional

Página Inicial / Criação da Medalha Valter Nunes de Almeida é ratificada pelo Conselho Seccional

Desde a criação, oito ex-presidentes de Subseção já receberam a comenda.

A comenda Medalha Valter Nunes de Almeida, criada pelo presidente Márcio Nogueira para homenagear ex-presidentes que se destacaram no exercício da presidência de Subseções, foi ratificada, por aclamação, pelo Conselho Seccional nesta sexta-feira (28), durante a 466ª Sessão, realizada na Sede da OAB-RO, em Porto Velho.

A Medalha será concedida ao advogado ou à advogada que, no exercício do cargo de Presidente de Subseção da OAB Rondônia, tenha laborado incansavelmente para garantir a presença do Sistema OAB em toda a vastidão do estado e desbravando os rincões territoriais para elevar a advocacia e a cidadania pelo interior.

“Recebemos a sugestão do nosso diretor-tesoureiro (Marcos Zani) de submeter essa medalha ao Conselho, para que seja ratificada sua criação e tenha mais valor ainda. Uma sugestão válida, pois é uma comenda que reconhece o valor daquelas que se dedicam ao fortalecimento da advocacia, da Ordem em todo o Estado de Rondônia”, disse.

A Medalha
Instituída no final do mês de setembro, a comenda recebeu o nome de medalha “Valter Nunes de Almeida”, homenageando o advogado e ex-presidente da Subseção de Cacoal, morto em 30 de março de 2007, dentro de seu escritório.

Natural de Assis (SP), Valter Nunes de Almeida formou-se pela Faculdade de Direito de Marília (SP) e teve uma inscrição efetivada na OAB Rondônia em 1984. Ele foi presidente da subseção de Cacoal no período de 1998 a 2000 e de 2001 a 2003, e eleito para o triênio 2007-2009, não concluindo o mandato em virtude de sua morte.

Para Márcio Nogueira, dentre os vários nomes suscitados, o de Valter Nunes de Almeida se sobressaiu por uma postura ética e de dedicação à Ordem.

Homenageados
Desde a criação, oito ex-presidentes de Subseção já receberam a comenda. Gilberto Piselo do Nascimento; Cleia Aparecida Ferreira; Ivan Francisco Machiavelli; Amaury Adão de Souza; Adi Baldo; João Valdivino dos Santos; Luciano da Silveira Vieira e Ângela Maria Dias Rondon Gil foram os primeiros pioneiros agraciados com a medalha Valter Nunes de Almeida. Eles são ex-presidentes de Ji-Paraná, Rolim de Moura, Presidente Médici e Cacoal.