Página Inicial / Conselheiros Federais de RO participam de homenagem ao Dia da Mulher em sessão do pleno

Maria Luiza de Almeida,  Osman de Sá e Reginaldo Joca durante sessão no CFOAB

Maria Luiza de Almeida, Osman de Sá e Reginaldo Joca durante sessão no CFOAB

Brasília – A sessão do Conselho Federal da OAB da terça-feira (18) prestou uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Presidida pela conselheira Cléa Carpi, a sessão solene contou com a presença de advogadas de destaque em várias áreas.

A conselheira federal pela bancada de Rondônia, Maria Luiza de Almeida de Rondônia, representou as advogadas do Estado no evento, e fez parte da mesa. O evento também foi prestigiado pelos demais conselheiros federais de Rondônia, Antônio Osman de Sá e Francisco Reginaldo Joca.

Cléa abriu a sessão especial lembrando a todos da origem do Dia Internacional da Mulher, quando revoltas foram registradas no começo do século 20 por melhores condições de trabalho após a morte de várias operárias em uma fábrica. A conselheira também destacou a importância da Conferência das Nações Unidas sobre os Direitos da Mulher.

Para Fernanda Marinela, presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, a igualdade de gênero evolui a passos lentos, longe de atingir o ideal a ponto de respeitar o prescrito na Constituição da República. “É preciso ser protagonista da história”, afirmou a presidente.

O conselheiro federal Reginaldo Joca fez questão de se pronunciar e falar da luta histórica das mulheres ao longo dos anos, o que lhes rendeu muitas conquistas sociais. Ele ainda destacou a importância que a atual gestão da OAB em Rondônia dedica às mulheres advogadas e da homenagem que a OAB/RO fez às advogadas durante um chá da tarde oferecido em função da passagem da data comemorativa.