Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Conselheiro federal da OAB defende suspensão da PEC da reforma previdenciária

Página Inicial / Conselheiro federal da OAB defende suspensão da PEC da reforma previdenciária

(Foto: Eugenio Novaes)

O conselheiro federal da OAB por Rondônia, Elton Assis, manifestou-se favorável à Carta Aberta assinada por várias entidades questionando a reforma da Previdência proposta pela União ao Congresso Nacional. No mês passado, representantes de segmentos dos servidores públicos e da sociedade organizada se reuniram no Conselho Federal da OAB, manifestando preocupação com a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) n. 287/2016, que trata do tema previdenciário fundado em bases equivocadas e com abusos contra os direitos sociais.

Elton Assis entende que as premissas apresentadas pelo Governo Federal para justificar a aprovação da PEC 287, não correspondem à realidade. Para ele, o déficit anunciado não existe quando consideradas todas as receitas que compõem o financiamento da Seguridade Social e, por isso, atentam contra os direitos sociais. Exigir que um trabalhador tenha que contribuir por 49 anos para ter direito à integralidade, assim como equiparar a idade mínima entre homens e mulheres, precarizar a aposentadoria rural, extinguir a aposentadoria especial do professor, entre outras propostas, implicam em evidente retrocesso.

As entidades expuseram que o superávit da Seguridade Social tem sido tão elevado que anualmente são desvinculados recursos por meio de mecanismos da DRU (Desvinculação de Receitas da União) majorada para 30% em 2016. Esses recursos são retirados da Seguridade Social e destinados para outros fins, especialmente para o pagamento de juros da dívida pública, nunca auditada como manda a Constituição.
O Conselheiro Federal defende também uma ampla transparência na divulgação das receitas da Seguridade Social, computando todas as fontes de financiamento previstas no Artigo 195 da Constituição Federal, mostrando ainda o impacto anual da DRU, as renúncias fiscais que tem sido concedidas, a desoneração da folha de salários e os créditos tributários previdenciários. Essa, inclusive, foi a tônica das entidades reunidas que também criticaram a exposição massiva na mídia através de informes publicitários para tentar manipular a opinião pública e aprovar a PEC 287.

A proposta do Governo desfigura o sistema da Previdência Social, defendem as entidades, opinião corroborada por Elton Assis, que lembra que os direitos foram conquistados à custa de muito sacrifício de todos os brasileiros. Elton também defende a imediata suspensão do trâmite da Emenda Constitucional e a realização de um amplo debate com a sociedade sobre eventuais mudanças no regime previdenciário.

Fonte da Notícia: Assessoria

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone