Página Inicial / Começa Conferência Estadual da Mulher Advogada 2024 com homenagem e palestra com Cíntia Chagas

A abertura da CEAR Mulher 2024 tornou-se um dos eventos que ficarão marcados na história da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil. Um evento grandioso, no Teatro Palácio das Artes, que trouxe a Rondônia um dos maiores nomes do meio digital da atualidade: a comunicadora Cíntia Chagas, influenciadora que leva um verdadeiro show de conhecimento em suas apresentações.

O evento marcou a abertura da Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense, que neste ano tem dois dias de amplos debates e troca de experiência entre estudantes e doutoras.

“Com certeza, para muitos, a materialização de um sonho. Reunir tanta gente importante para a nossa capital, para o nosso estado, e ter a oportunidade de levar esse espetáculo de conhecimento no ano que a Ordem em Rondônia completa 50 anos é de uma satisfação incomensurável. São dois dias que, sem dúvida, pautarão a organização da Conferência para os próximos anos”, disse Márcio Nogueira, presidente da OABRO.

O evento contou com a apresentação organizada pela Fundação Cultural de Rondônia (Funcer), que levou ao público o espetáculo “O Menestrel”. Gabriê abrilhantou ainda mais o a conferência com uma apresentação musical.

Após a composição da mesa, foi entregue ao advogado Dalmo Roumie, a nova honraria da Ordem em Rondônia, a medalha Salma Roumiê, sendo uma das homenageadas a vice-presidente da Seccional Rondônia, Vera Paixão.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Vanessa Esber Serrate, fez um resgate do trabalho realizado durante sua gestão à frente da Comissão. “Há exatamente um ano aceitei a missão na de presidir a Comissão da Mulher Advogada, o que tem me transformado como pessoa. Esta missão, confesso, não foi simples, pois tinha entre meus objetivos principais, engajar e despertar nas mulheres advogadas o sentimento de pertencimento”, destacou.

O evento também contou com a apresentação de mulheres advogadas, de várias localidades e áreas, que se apresentaram, destacando o seu pertencimento com a advocacia. Foram elas: Val Meireles, Pompília Armelina dos Santos, Helena Debowski, Elisabete Balbinot, Glenda Araújo, Cláudia Fidelis e Vitória Vieira. A filha da conselheira seccional Joilma Schiavi, a pequena Valentina, representou o futuro da advocacia feminina.

A vice-presidente Vera Paixão destacou, em seu discurso, as lutas por igualdade de gênero, paridade, respeito e espaços. “A luta das mulheres é pelo direito de exercer aquele mais básico, o direito à vida, direito à liberdade de permanecer ou não em um relacionamento, o direito de andar pelas ruas sem receio de ser vítima de uma violência sexual, de não ser morta ou violada pelo simples fato de ser mulher, porque algum homem entende, que tem o direito sobre sua vida ou morte”. Ela ainda completou: “Somos muitas, somos diversas, talvez muitas de nós não vivenciem ou não percebam a opressão decorrente da desigualdade de gênero, mas todas sabemos que ela existe em nossa sociedade com diferentes contornos provenientes de questões transversais como raça, idade, deficiência e classe social”.

O conselheiro federal Alex Sarkis enalteceu o evento e falou da importância de homens e mulheres atuarem juntos para construção de um país mais solidário, menos desigual, mais justo.

A grande atração da CEAR Mulher, a comunicadora Cintia Chagas, iniciou sua apresentação ovacionada. Aos presentes, ela contou sua jornada de crescimento e empreendedorismo na internet e como se transformou na professora de Língua Portuguesa mais comentada e convidada a palestrar em diferentes locais do país. Ao final, ela falou da importância da oratória e de falar bem para todos os presentes.

O segundo dia de CEAR acontece no auditório da OABRO nesta segunda-feira (11), com programação das 8h às 20h.