Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

CDP garante prerrogativa em favor de advogado preso em Vilhena

Página Inicial / CDP garante prerrogativa em favor de advogado preso em Vilhena

Procurador Moacyr Pontes Netto e vice-presidente Maracélia Oliveira. (Foto: Ascom OAB/RO)

Procurador Moacyr Pontes Netto e vice-presidente Maracélia Oliveira. (Foto: Ascom OAB/RO)

A Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) conseguiu, nesta quinta-feira (17), o cumprimento da prisão, no Centro de Correição da Polícia Militar em Porto Velho, para um advogado preso preventivamente em Vilhena. O desembargador Gilberto Barbosa, em substituição ao desembargador Eurico Montenegro, concedeu a liminar para que o juiz de 1° grau providenciasse o recolhimento do advogado no que denominou de “cela especial/diferenciada”, em que não possa sofrer constrangimento físico ou moral.

Com essa decisão, a juíza Lidiane Pegoraro Bilharva, considerando a inexistência de local adequado, com o entendimento do desembargador na Comarca de Vilhena, determinou o imediato recambiamento do advogado para o Centro de Correição da Polícia Militar de Porto Velho, para que fique em cela equiparada à sala de Estado Maior.

De acordo com a Lei nº 8.906/94 (Estatuto da OAB), é direito do advogado preso provisoriamente ficar em sala de Estado Maior e, na ausência de lugar com essa definição ou que garanta situação condigna com a profissão deve ficar em prisão domiciliar ou em local que atenda às especificações das prerrogativas.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressaltou o profícuo trabalho conjunto da diretoria e procuradoria jurídica da Seccional, e a Subseção de Vilhena, para o alcance de mais essa vitória. “A defesa das prerrogativas é uma das principais bandeiras da OAB/RO e é muito importante que o advogado conheça suas prerrogativas para exercer a advocacia com autonomia e independência e busque sempre o apoio incondicional da Ordem em situações como esta para fazer valer os seus direitos em respeito à profissão”, assevera.

A vice-presidente da Seccional e presidente da CDP, Maracélia Oliveira, destacou a plena observância do Judiciário rondoniense às prerrogativas da advocacia. “As garantias do advogado não podem ser vistas negativamente como meros privilégios, pois têm origem e confundem-se com o próprio Estado Democrático de Direito, inaugurado com a Constituição Federal, que afirma que o advogado é essencial à administração da Justiça. Felizmente, tivemos a sensibilidade e consciência do desembargador Eurico Montenegro para o restabelecimento do estado digno aos profissionais da advocacia em geral”, enfatiza.

“Para a OAB, é direito do preso, independentemente de ser advogado ou não, ser custodiado próximo a seus familiares. Assim, não havendo local compatível com o conceito de sala de Estado Maior, o advogado tem o direito de prisão domiciliar, em substituição”, conclui o presidente da Subseção de Vilhena, Estevan Soletti.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone