Caravana Nacional de Prerrogativas reúne advocacia da Subseção de Ji-Paraná

Página Inicial / Caravana Nacional de Prerrogativas reúne advocacia da Subseção de Ji-Paraná

Subseção de Ji-Paraná recebeu a Caravana Nacional de Prerrogativas

A Caravana Nacional das Prerrogativas esteve na última quarta-feira (31) na Subseção de Ji-Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), com a finalidade de fazer um levantamento da situação da classe, ouvir os advogados e mapear os principais problemas enfrentados no exercício da profissão.

A Comitiva formada por representantes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), da Seccional de Rondônia e Subseção de Ji-Paraná percorreu o Fórum Cível e Criminal, Ministério Público Estadual, Procuradoria do Trabalho e Justiça Federal do município para dialogar sobre a defesa do livre exercício da profissão e pontuar as reivindicações da advocacia local.

A presidente da Subseção, Solange Aparecida da Silva, destacou a alegria de Ji-Paraná poder sediar a Caravana. “Nós estamos realizando um trabalho em equipe, de forma integrada e competente pelo fortalecimento da prerrogativa profissional. E contar com o irrestrito apoio do Conselho Federal da OAB, nos motiva a continuar nessa luta cada vez mais”.

Em um diálogo amistoso, o juiz da 2ª Vara Criminal Edewaldo Fantini Júnior recebeu os integrantes da Caravana e elogiou a iniciativa do Conselho Federal da OAB e da Seccional em promoverem uma maior aproximação da advocacia e Judiciário. “Tenho muito respeito e admiração pelos advogados, uma vez que já exerci essa nobre profissão antes da magistratura, e reafirmo nosso bom relacionamento e o trabalho em conjunto em favor da Justiça”.

“Estamos percorrendo o país, e temos feito questão de ir ao interior para saber a dificuldade que a advocacia brasileira passa no dia a dia, para então fazermos um diagnóstico, e a partir disso traçar a nossa linha de trabalho. Em Rondônia, temos percebido a harmonia entre as instituições, o que é muito importante, pois não é possível fazer justiça sem advogado, sem magistrado, sem o Ministério Público. É importante que permaneça esse respeito mútuo para que o cidadão que busca a Justiça tenha uma prestação jurisdicional satisfatória”, destacou o vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB, Cássio Lisandro Telles.

Profissionais participaram de reunião no Fórum do município

Logo após, a Caravana se reuniu com a coordenadora da Procuradoria do Trabalho em Ji-Paraná, procuradora Ludimila Pereira Araújo e com o diretor da Subseção Judiciária da Justiça Federal, juiz Marcelo Elias Vieira, e fez um balanço das melhorias já conquistadas pela advocacia de rondoniense quanto ao cumprimento das prerrogativas profissionais, e o que ainda precisa ser modificado para atender aos anseios da classe.

“Rondônia tem desenvolvido um ótimo trabalho de aproximação dos advogados e em defesa das prerrogativas profissionais, e isso contribui para o fortalecimento e valorização da advocacia nacional. Durante esses dias de Caravana pudemos observar a qualidade dos serviços prestados, e a boa relação institucional que a Seccional mantém com o Judiciário e Ministério Público, e essa conduta é muito importante para aprimorar cada vez mais a Justiça brasileira”, enaltece o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB, Charles Dias.

Também participaram das o membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB, Ary Cleviston Almeida de Santana; o procurador nacional adjunto das Prerrogativas e conselheiro federal por Rondônia, Raul Fonseca; o procurador jurídico da OAB/RO, Moacyr Pontes Netto; membros da Comissão de Prerrogativas da Seccional e da Subseção, diretores, conselheiros e advogados da Subseção de Ji-Paraná.

A Caravana é promovida em parceria com a Comissão dos Jovens Advogados, Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Comissões e Subseções da OAB/RO e apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).

Confira galeria de fotos do evento.