Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Artigo: ‘O Professor e a arte de Ensinar’, por Paulo Campelo

Página Inicial / Artigo: ‘O Professor e a arte de Ensinar’, por Paulo Campelo

(Foto: Reprodução/Internet)

Ensinar é nobre, uma das atividades mais importantes, onde o ser humano compartilha o que aprendeu ao longo de sua vida, de sua profissão. Uma sociedade somente evolui com a educação e o professor é ator principal desse processo que envolve a máxima: ensino-aprendizagem-ensino. O educador é dotado de qualidades extraordinárias que o fazem ser majestoso, criativo, único e poderosamente transformador.

Toda a sociedade passa pelos bancos de escolas. É capaz de influenciar positivamente os outros e elevar as vidas para a realização dos sonhos. Então por que o professor ao invés de somente comemorar, urge muito mais uma reflexão dos caminhos que vem trilhando? Por que tantas disparidades e atropelos na educação que produzem dadores de aula que vestem a camisa, mesmo consumidos pelo tempo, das teias de aranha do esquecimento daqueles que fazem do poder a caneta que pode melhorar a vida desse profissional. Afinal, valorize um educador e a educação salvará vidas, pois um professor canta as palavras, facilita o pensar e mesmo não sendo dono da verdade, nem dono do conhecimento é aquele que primeiro nos inspira a sonhar e vencer.

Ultrapassando diversas escolas chegamos ao século XXI com o professor brasileiro ainda precisando buscar o seu melhor lugar, o respeito, o reconhecimento, a visibilidade de suas experiências, do saber, do aprender, do emocionar. Quantas vezes suas palavras não deixaram dúvidas de que existe um amanhã, de que estaremos lá e de que há uma certeza que nesse futuro urge mais empenho com nossos milhões de professores. No campo, na cidade, com pincel ou giz, em igrejas, embaixo de árvores, sob centrais de ar ou ventilador de teto, com livros amarelados, projetando em transparência, professor: branco, negros, índios, professoras queridas das primeiras letras ao nível superior.

Jovens ou de grande experiência. Muito obrigado, pois minha trajetória de vida e profissional me fez hoje abraçar a profissão de professor e entender a importância muito mais de aprender do que ensinar. Essa dedicação permanente em sala de aula, em casa, em noites montando aulas, em finais de semana corrigindo provas, faz desse maravilhoso profissional um caminho para transformação e para a vitória.

Fonte da Notícia: Paulo Campelo, especialista em Direito do Trabalho e Sindical e presidente da OAB/AP

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone