Página Inicial / Ao credenciar novos advogados, Andrey Cavalcante ressalta desafio da afirmação profissional na crise política

Durante discurso, Andrey Cavalcante enfatizou a luta constante do jovem advogado.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, proferiu um discurso veemente acerca do desafios da afirmação profissional para os advogados em início de carreira, frente a atual crise política do Brasil. A fala foi durante a solenidade de entrega de credenciais a novos profissionais, na noite da última segunda-feira (27), na sede da entidade, em Porto Velho.

Segundo Andrey, o país passa por um ciclo histórico de profundos questionamentos morais e, em meio a tudo isso, os jovens advogados ainda precisam superar inúmeras barreiras no caminho até o recebimento da credencial da Ordem dos Advogados do Brasil. “O longo e duro caminho por vocês trilhado desde o início da formação superior até o sucesso por meio do ingresso definitivo na OAB se renova agora, a partir de seu ingresso nesta que é a Casa da cidadania brasileira. Aqui, os sonhos ameaçados de muitos milhões de cidadãos brasileiros encontram uma esperança. A partir de hoje, desafiar o presente, sempre repleto de incertezas, e revigorar a esperança de futuro daqueles que precisam da justiça será também a missão de cada um de vocês”, frisou.

Para Andrey, os novos advogados devem abraçar o combate sem tréguas contra a corrupção e contra a indecência na política nacional, fazendo um trabalho uníssono em toda a classe. “A história desdenha dos preguiçosos e dos aproveitadores. Ela condena os malfeitos, a corrupção e a indignidade. Mas dedica linhas douradas ao registro dos combatentes da justiça, que inspiraram a construção da advocacia cidadã, livre e altiva que hoje vocês assumem.”

Ainda no discurso, o presidente disse que “há uma sociedade aflita lá fora à espera do suporte que os nossos ombros podem prover”. “Enquanto as instituições públicas são colocadas à prova, nós, os autênticos representantes da sociedade civil organizada, estamos vigilantes, prontos a desafiar autoritarismos oportunistas e tentativas de solapamento dos direitos e garantias fundamentais concretizados no texto constitucional”, salientou.

Para Andrey, os novos advogados devem abraçar os desafios.

Ao falar da satisfação em receber os novos advogados, Andrey Cavalcante citou Leonardo da Vinci, que dizia ter percebido há muito tempo que as pessoas realizadas raramente relaxaram e esperaram que as coisas lhe acontecessem, “eles foram à procura e as coisas aconteceram”.

Finalizando, o presidente da Seccional Rondônia afirmou que a advocacia se coloca a postos para atender ao chamado para cumprir seu dever moral e a juventude de que ela é formada se coloca à frente para ajudar a garantir que o passado infértil e obscuro não prevaleça.

“Aqui, na Casa da Advocacia, cada um de vocês irá encontrar o apoio de que precisam para o início desse grande desafio. Aqui, irão desfrutar de uma combativa proteção às suas prerrogativas profissionais que os protegerão contra abusos de autoridades. Nesta Casa cada um de vocês poderá encontrar atualização profissional permanente, o acesso a serviços de suporte, o carinho do atendimento personalizado e mesmo o lazer para vocês e suas famílias”, finalizou.