Advogados criminalistas devem apresentar pauta de reivindicação à OAB/RO

Página Inicial / Advogados criminalistas devem apresentar pauta de reivindicação à OAB/RO

Cerca de dez advogados criminalistas estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (18), com o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante. O objetivo da reunião, convocada pelo Presidente, foi o de solicitar que a categoria apresente uma pauta de reivindicações, tanto das questões institucionais, como das questões estruturais dos presídios e delegacias. A proposta do Presidente é tratar essas questões pessoalmente junto aos Poderes constituídos do Estado.

“Queremos reafirmar o nosso compromisso com os criminalistas de dar total apoio e lutar por melhores condições de trabalho, sejam elas no âmbito das questões institucionais envolvendo principalmente o respeito às prerrogativas, ou das condições estruturais em que se encontram atualmente os presídios e delegacias do nosso Estado”, salientou o Presidente.

A preocupação de Andrey Cavalcante com os criminalistas é justificável, uma vez que as maiores reclamações quanto a violações das prerrogativas vem dessa categoria, em especial no que tange a privacidade necessária entre o cliente e o advogado. “Muitos advogados criminalistas são obrigados a conversar com seus clientes em frente às celas, rodeados de outros detentos e ainda acompanhados de escolta. Essa realidade tem que mudar. A sociedade deve ter a certeza de que o profissional tem as condições mínimas e basilares para desenvolver plenamente suas atividades em defesa dos direitos dos cidadãos”, enfatiza.

Membros nomeados para o Tribunal de Ética
Durante a reunião, Andrey Cavalcante aproveitou para nomear três novos membros, indicados pelos advogados criminalistas, para compor o Tribunal de Prerrogativas da OAB/RO. O advogado Jackson Chediak falou da satisfação do grupo em ter essa representatividade no Tribunal: “é a primeira vez na história da OAB/RO que a nossa categoria participará dessa importante comissão. Essa atitude do nosso Presidente é uma grande demonstração da democracia que pretende implantar na Ordem em Rondônia”, afirmou.

Chediak complementa que os advogados criminalistas irão propor a Presidente do Tribunal, Maracelia Lima, que amplie a democratização dos espaços no Tribunal de Prerrogativas e que , junto com o grupo, envide todos os esforços para tutelar uma grande campanha de conscientização junto aos Poderes e a sociedade sobre as prerrogativas dos advogados. “Defendendo nossas prerrogativas, estamos defendendo na verdade a sociedade, uma vez que nós advogados somos os subsidiários dos direitos dos cidadãos”, concluiu.

Junto com Chediak, fazem parte da comissão as advogadas Soraia Silva de Souza e Maria Eugênia Oliveira Silva.

Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa