Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Advocacia atual e futura é tema de painel na II Conferência da Mulher Advogada

Página Inicial / Advocacia atual e futura é tema de painel na II Conferência da Mulher Advogada

A penúltima palestra da II Conferência da Mulher Advogada trouxe para debate o cenário atual e futuro da advocacia, através do painel presidido pela presidente da Subseção de Machadinho D’Oeste, Patrícia Mendes de Oliveira Fortes, que lembrou como “a advocacia é indispensável a administração da justiça”.

Edson Pontes Pinto, mestre e doutorando em direito, tratou da jurimetria e utilização de dados na advocacia. Para ele, não existe pensamento estratégico na advocacia se o advogado não trabalhar os dados que tem em seu escritório, pois a partir dele é possível seguir um caminho de transformação de dado em informação, que gera conhecimento, insight e finalmente a sabedoria. Edson Pinto destacou que se o profissional tiver ferramentas de processamento de dados, para processá-los, começará a dar valor a eles, porque por meio deles é possível obter insights, como descobrir quais os tipos de processos que dão mais trabalho e aqueles que dão mais rentabilidade ao escritório. “Situações como essa melhoram a qualidade de vida do advogado”.

Exercício da advocacia virtual foi o tema da palestra do mestre em Direito e professor, Gleiton Gonçalves de Souza. O profissional enumerou referências de tecnologia que permitem a facilidade do exercício da advocacia com o uso de recursos digitais e online, como o contato com os clientes e com o Poder Judiciário. “É necessário olhar para o futuro e pensar em como vamos fazer a cultura jurídica avançar. Como sermos protagonistas nesse processo evolutivo. Muito disso está disponível gratuitamente e não podemos nos excluir dessa mudança. Precisamos entregar para os nossos clientes experiências humanizadas e com ferramentas atualizadas”.

A advogada, mediadora e especialista em resolução estratégica de conflitos, Dulce Nascimento, abordou a temática da advocacia consensual: formação e desenvolvimento. Para ela, o advogado tem a necessidade de inovar, porque para sobreviver é indispensável à capacidade de adaptação. Inovação não acontece apenas através da tecnologia, significa também ser agente de mudança de si mesmo e enxergar mais a frente para desenvolver habilidades para a consensualidade. “Precisamos ser agentes de mudança e pacificadores sociais. A advocacia é única, mas a forma de exercê-la depende de habilidades e atitudes”. Ela destaca que a advocacia consensual busca um tratamento humanizado para o jurisdicionado. O foco do trabalho do advogado é o ser humano. Trabalhar o problema, o conflito, ou seja, a inter-relação. Para conhecer todos os meios nesse processo é preciso investir dedicação na formação e desenvolvimento em atitudes diferenciadas, e assim tirar um maior proveito de eficiência na atuação.

Regiane Teixeira Struckel, conselheira seccional da OABRO, debatedora do painel, chamou a atenção para a apresentação do quanto o novo causa medo e preconceito de aversão, mas como a jurimetria traz um olhar novo para o trabalho do advogado. Destacou que é preciso inovar sempre e parabenizou a organização da Conferência e as abordagens dos palestrantes.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Márcia Cristina ,Josué Henrique,David Lukas / Whatsapp (999610279) responsáveis

Emile Melissa responsável

69 3217-2112 telefone
Ana Flávia responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Daniel Nevony,Matheus Brasil responsáveis

Isa Carneiro,Irlene França,Rosa Brilhante responsáveis

Elen Rodrigues,Jane Paulino responsáveis

69 3217-2123 telefone