Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB RO INFORMA: CNJ adota autenticação em duas etapas para acesso aos sistemas do Poder Judiciário a partir de novembro

Página Inicial / OAB RO INFORMA: CNJ adota autenticação em duas etapas para acesso aos sistemas do Poder Judiciário a partir de novembro

Iniciativa tem como objetivo proteger advogados, partes e demais usuários contra o golpe do falso advogado e outras tentativas de fraude digital

A partir do dia 3 de novembro de 2025, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) implementará uma medida obrigatória de segurança para o acesso aos sistemas eletrônicos do Poder Judiciário em todo o país. A iniciativa tem como objetivo proteger advogados, partes e demais usuários contra o golpe do falso advogado e outras tentativas de fraude digital.

Com a nova regra, o acesso a plataformas como o Processo Judicial Eletrônico (PJe), o Jus.br e a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ) passará a exigir autenticação em duas etapas, também chamada de verificação em múltiplos fatores (MFA).

Como vai funcionar

Ao acessar o sistema, o usuário realizará o login normalmente com nome de usuário e senha ou certificado digital. Em seguida, será solicitado que o profissional configure um aplicativo autenticador (como Google Authenticator, FreeOTP ou outro similar), por meio da leitura de um QR Code exibido na tela.

Depois da configuração, o acesso só será concluído mediante a inserção de um código temporário de seis dígitos, gerado pelo aplicativo instalado no celular. Esse código muda a cada poucos segundos, garantindo uma camada adicional de proteção.

Segurança reforçada contra fraudes

A autenticação em duas etapas impede que criminosos utilizem senhas obtidas indevidamente, já que o acesso também depende do código gerado no dispositivo do usuário. Diferentemente de outros sistemas, o modelo adotado pelo CNJ não depende de número de telefone ou envio de SMS, o que reduz riscos e aumenta a confiabilidade.

O CNJ comunicou aos tribunais de todo o país sobre a implementação do novo protocolo, destacando que a medida visa garantir maior segurança e estabilidade aos sistemas judiciais e proteger a integridade das informações processuais.

A OAB Rondônia orienta os advogados e advogadas do Estado a se prepararem com antecedência, baixando um aplicativo autenticador e testando o acesso antes da data de início, para evitar dificuldades no uso das plataformas.

“A medida representa um avanço importante na segurança digital da advocacia e da sociedade, protegendo dados sensíveis e prevenindo golpes que têm causado transtornos à classe”, destacou o presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone