Página Inicial / 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres acontece nesta quarta(02)

capa_pm

Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, a Prefeitura de Porto Velho realizará de dois a quatro de setembro, a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. O local será o Elus Eventos, na Avenida Guaporé, próximo a Rua Piratininga, bairro Lagoa, região Leste da cidade.

A coordenadora municipal de políticas públicas para Mulheres, Vanuza Nascimento Machado, explica que no primeiro dia do evento a programação começará às 17 horas. No segundo, será o dia todo e no terceiro, das 08 horas as 12h30. “Esperamos uma participação maciça das mulheres de todos os segmentos sociais para que juntas possamos definir os assuntos a serem tratados durante a conferência estadual”, comentou.

Vanuza explica que os temas (eixos) a serem tratados na conferência deste ano são: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; e por último, Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

A primeira palestrante será a conselheira da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, Rosali Scalabrin, logo após a abertura da conferência. Ela fará uma síntese dos temas a serem discutidos durante o evento e a importância de cada um para o público feminino e suas conquistas.

No segundo dia do evento haverá uma palestra referente a cada um dos eixos a serem tratados. A empresária Ana Gurgacz abordará o primeiro tema; a professora doutora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Maria das Graças, falará sobre o segundo eixo; a ex-secretária de estado da assistência social de Rondônia, Zilene Rabelo, vai tratar sobre o terceiro tema e a doutoranda da Unir, Luciana Basílio fará a última palestra.

Eixos

Os grupos de trabalho se reunirão em salas fechadas para discutir os eixos e apresentar propostas, cada um com seu tema específico. Com exceção do terceiro eixo, cujos participantes do grupo deverão apresentar somente recomendações, os demais terão que apontar três desafios e três avanços. As propostas formuladas serão discutidas novamente durante a seção plenária (no último dia) para serem aprovadas ou não. Também durante a plenária serão eleitas as dez delegadas que participarão da 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, que deverá ocorrer entre 19 de outubro e 19 de dezembro deste ano.

Fonte da Notícia: Prefeitura PVH