Página Inicial / OAB/RO: diretor-geral da ESA/RO participa do XXVI Encontro Nacional da Escola Nacional de Advocacia e Escolas Superiores de Advocacia

José Vitor participou do encontro nacional em Brasília (DF)

O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), José Vitor Costa Júnior, participou do XXVI Encontro Nacional da Escola Nacional de Advocacia e Escolas Superiores de Advocacia, realizado em Brasília (DF), nesta semana. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de nacionalização da Universidade da Advocacia (Unad), projeto criado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia.

“Nós fomos brilhantemente representados pelo nosso diretor-geral, Dr. José Vitor, que apresentou a possibilidade de nacionalização da Universidade da Advocacia (Unad). A Unad é um projeto para a advocacia, especialmente a jovem advocacia, com a oferta de videoaulas com os mais variados temas, a fim de possibilitar a inserção da advogada e advogado em início de carreira no merca de trabalho”, frisou o presidente da OAB/RO, Elton Assis.

José Vitor informou que durante o encontro nacional foram discutidas melhorias para o Sistema ESA como um todo e certas padronizações de atividades, eventos, layouts de site, além da implementação da anuidade zero e a ESA como um instrumento de fomento dela. “Isso vai ser nacionalizado. Ademais, discutimos melhorias para cursos, pós-graduações e programas de mestrado em favor da ESA, não somente da nossa Seccional, mas em conjunto com as demais Seccionais do país”, disse.

O diretor-geral da ESA/RO ainda ressaltou: “estamos aperfeiçoando a interlocução entre os Sistemas ESAs, e a Escola Nacional da Advocacia passa a ser uma ESA nacional e se torna um instrumento de fomento das demais ESAs. Isso vai facilitar muito o trabalho da Escola, com orientações, instruções, cursos, e aperfeiçoamento da diretoria e dos auxiliares para que possamos melhorar nossa qualidade de trabalho, aprimorando o que fazemos para os advogados”.

José Vitor e Ronnie, durante encontro

XXVI Encontro Nacional
O diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA), Ronnie Preuss Duarte, anunciou planos de profissionalização de sua gestão. Ele falou a respeito de temas discutidos durante o XXVI Encontro Nacional da Escola Nacional de Advocacia e Escolas Superiores de Advocacia. O encontro reuniu os dirigentes e representantes de todas as Escolas Superiores de Advocacia das 27 Seccionais da Ordem.

“Vamos profissionalizar a gestão da ENA e criar novas oportunidades para a advocacia, com o planejamento estratégico sendo coordenado pela Deloitte”, disse Duarte em referência à multinacional do setor de auditoria e consultoria Empresarial. “Pela primeira vez, fizemos um workshop para a definição dos nossos objetivos de curto e médio prazo, que envolveu a realização de pesquisas, entrevistas e prática de benchmarking”, acrescentou o diretor-geral da ENA.

Durante o encontro nacional, foi explicado que o processo de profissionalização da gestão da ENA abrirá caminho para a realização de projetos de grande envergadura com o oferecimento de oportunidades não contempladas atualmente pelo mercado de ensino.

Outra novidade anunciada foi a adesão da ENA ao Programa Anuidade Zero, que será um incentivo à qualificação profissional. Ao se matricular em cursos da ENA, o advogado pagará menos anuidade.

Durante os debates realizados no XXVI Encontro Nacional da Escola Nacional de Advocacia e Escolas Superiores de Advocacia foram discutidas as diretrizes gerais para a realização de um grande esforço pela integração das políticas e aplicação de uma visão de que a ENA assegure maior protagonismo das ESAs, responsáveis por atuar mais próximas aos advogados, nos estados.

Recondução ao cargo
Recentemente, José Vitor Costa Júnior foi reconduzido pelo presidente, Elton Assis, ao cargo de diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional rondoniense.