Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB ajuizará Ação Direta de Inconstitucionalidade contra aumento de custas judiciais em Rondônia, aprovado pela Assembleia Legislativa

Página Inicial / OAB ajuizará Ação Direta de Inconstitucionalidade contra aumento de custas judiciais em Rondônia, aprovado pela Assembleia Legislativa

OAB se reuniu com deputados antes da votação do projeto

OAB se reuniu com deputados antes da votação do projeto

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO) solicitará ao Conselho Federal da entidade o ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o aumento das custas judiciais, previsto no Projeto de Lei Estadual 455 de 2016. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) de Rondônia e sancionada nessa terça-feira (23), mesmo após o alerta da OAB/RO sobre os graves prejuízos à população com o reajuste.

“Assim que tomamos conhecimento do anteprojeto de lei que estava tramitando na Assembleia Legislativa, manifestamos, de forma direta, que a pretendida norma, caso viesse a ser aprovada, iria dificultar e, inclusive, desestimular, por questões econômicas, ainda mais o acesso à Justiça, previsto no artigo 5°, da Constituição Federal, e o Devido Processo Legal Substancial. Infelizmente, nossos alertas não foram ouvidos e agora teremos que utilizar a legitimidade constitucional da entidade por via do manejo de Adin”, disse o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante.

Dias antes da votação do PL 455/2016 na ALE, integrantes da entidade se reuniram com o presidente da ALE, Maurão de Carvalho (PMDB), para tratar do assunto. Na reunião, que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Sansão Saldanha, a OAB/RO requereu a ponderação necessária em relação às inconstitucionalidades, excessos, falta de razoabilidade e proporcionalidade existentes no projeto. Na oportunidade, também foi entregue ofício com análise formal apontando os problemas da aprovação da proposta.

“Não houve qualquer discussão prévia com a OAB Rondônia, o que muito nos surpreendeu, já que na maioria das vezes o TJ/RO buscou dialogar com a entidade e demais instituições envolvidas na prestação do serviço jurisdicional. Justo nessa matéria, que afeta a ‘todos os cidadãos rondonienses´, se deixa de dialogar com a advocacia e com a sociedade”, ressaltou Andrey na ocasião, ao alertar que o PL, enviado pelo TJRO ao Legislativo, dificulta significativamente o acesso à Justiça.

Integrantes da OAB e deputados na reunião

Integrantes da OAB e deputados na reunião

No encontro, foi informada ainda a tramitação, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4186, proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para contestar vários incisos e parágrafos dos artigos 6º e 7º da atual Lei 301 de 1990, do Estado de Rondônia. “Tais dispositivos já haviam instituído um regime de excessivas custas judiciais e em valores percentuais que oneram de forma desproporcional o custo de acesso à Justiça por parte do cidadão rondoniense”, lembrou o presidente da OAB/RO na reunião.

Segundo o conselheiro federal por Rondônia Elton Assis, também Ouvidor Geral do Conselho Federal da OAB, agora, com a aprovação do PL 455, a Seccional atuará junto à OAB Nacional para que a entidade, considerando sua legitimidade constitucional, possa propor nova Adin. “Vamos buscar a compatibilidade das inovações do Ordenamento Jurídico Estadual com a Constituição Federal de 1988, respeitando-se a sua Supremacia”, informou Elton.

Graves prejuízos
A notícia da aprovação do aumento das custas foi recebida com muita preocupação em todo o ambiente jurídico do estado. Para a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, dificultar ainda mais o acesso, em grau de recursos e em ações originárias, ao Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, sob a justificativa de estimulação de acordo, é medida que viola o direito subjetivo e fundamental de recorrer das decisões por Error in Procedendo e Error in Iudicando, manifestados pelos juízes de 1° Grau, violando, assim, o Devido Processo Legal Substancial.

Já a presidente da Subseção da OAB de Cacoal, Julinda da Silva, destaca que a elevação das custas foi aprovada em um momento extremamente delicado e difícil para os brasileiros. “Infelizmente foi aprovado na ALE-RO o temido reajuste para custas processuais. Se o mercado está em crise, imagina agora que jurisdicionado mais uma vez irá pagar a conta, ou não procurar seus direitos quando houver”, avaliou.

“A repercussão disso todos já sabem a quem atinge diretamente e, indiretamente a nós. Em que pese tenha sido aprovado há inconsistências sob o ponto de vista da constitucionalidade e regularidade da forma legislativa, a OAB/RO está debruçada sobre a matéria e tomará providências legais visando salvaguardar a sociedade rondoniense em total proteção à cidadania. As 18 subseções da OAB em Rondônia estão irmanadas e conferindo irrestrito apoio a Seccional. Não devemos nos calar. Temos que cobrar dos Deputados locais sobre esse posicionamento imprudente. A conta agora é do jurisdicionado”, finaliza Alex Sarkis, presidente da Subseção da OAB de Ariquemes.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone