Página Inicial / No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, OAB/RO lança campanha de ‘Valorização da Vida – Setembro Amarelo’

Evento aconteceu na OAB/RO.

Visando o comprometimento com o bem estar da população, a Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) realizou, na segunda-feira (10) – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio -, o lançamento da campanha de ‘Valorização da Vida – Setembro Amarelo’. A iniciativa lançada no auditório da Seccional, em parceria com a Clínica Bem Viver, tem o objetivo de ir às escolas levando a valorização da vida aos jovens alunos, bem como a identificação e prevenção de fatores importantes em relação ao suicídio.

“Essa é mais uma iniciativa da OAB Rondônia, realizada por meio da Comissão da Mulher Advogada, em prol da sociedade, tratando de um assunto muito delicado, que afeta grande parte da população mundial, incluindo as crianças e, principalmente, os adolescentes”, comentou.

Aline Corrêa.

A secretária-geral adjunta e presidente da CMA, Aline Corrêa, apresentou algumas integrantes da comissão que são membros da diretoria, e agradeceu a presença de todos. “Em nome do presidente Andrey, quero agradecer a presença de todos vocês no lançamento da campanha de valorização da vida ‘Setembro Amarelo’. Hoje é só o lançamento, mas os projetos ‘Nadando a favor da Vida’, da Clínica Bem Viver; e o da comissão que se chama ‘Não Tenha Medo de Falar’ abordarão questões acerca do tema da prevenção nas escolas. Isso, uma vez que o suicídio registra números impressionantes em escala. Portanto, essa campanha irá conscientizar a população”, disse.

A psicóloga e idealizadora da Clínica Bem Viver, Bruna Paes, explicou os aspectos do projeto ‘Nadando a Favor da Vida’. “Todas essas ações também têm o intuito de enfatizar a relevância de os pais ajudarem a identificar esse tipo de problema em seus filhos. Precisamos falar cada vez mais sobre a necessidade da identificação e, também, da prevenção. Isso será feito nas escolas, com o apoio da OAB/RO, por meio da Comissão da Mulher Advogada, que passou a integrar o nosso time na defesa da vida, nosso bem maior. Por isso, quero aqui agradecer a toda a Seccional, por mais essa parceria”.

Outra que também agradeceu a todos os envolvidos na iniciativa foi a idealizadora do projeto ‘Não Tenha Medo de Falar’ e também a 3ª vice-presidente da CMA, Síntia Fontenele. “Quero agradecer aos que estiveram presentes, agradecer aos colegas que me apoiaram, em especial à Dra. Aline Silva, presidente da Comissão da Mulher Advogada, que abraçou a causa de imediato. Dizer que o projeto em parceria com a Clínica Bem Viver e psicólogos voluntários tem o privilégio de iniciar a campanha contra o suicídio, direcionada aos adolescentes das escolas públicas e privadas. O interesse surgiu na tentativa de contribuir no desenvolvimento emocional desses adolescentes e fazer com que eles não tenham medo de falar ou procurar ajuda, tentando assim, reduzir o número de suicídio”, salientou.

Durante o lançamento, foram descritos fatores psicológicos que podem desencadear os pensamentos de suicídio. Questões ligadas ao bullying e ciberbullying, depressão, distorção de imagem com baixa altoestima, transtorno de ansiedade e baixa tolerância à frustação foram alguns dos exemplos citados pela psicóloga Bruna Paes.

Um vídeo com uma entrevista da psicóloga Beatriz Ximenes, também da Clínica Bem Viver, foi transmitido. O VT apresentou informações acerca da identificação desse tipo de problema, como tratar através de acompanhamento profissional, relevância do acompanhamento da família à pessoa em fase de tendência ao suicídio, entre outros assuntos pertinentes à questão discutida, na data que marcou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: 10 de setembro.