Página Inicial / Subseção de Cacoal participa do ‘II Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher’

Julinda ministrou a palestra 'A importância da participação da mulher nos espaços  de Poder'.

Julinda ministrou a palestra ‘A importância da participação da mulher nos espaços de Poder’.

A Subseção de Cacoal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) participou, na última quinta-feira (15), do ‘II Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher’, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast).

O evento, através da programação com oficinas e cursos de orientação, abordou diversos temas ligados à proteção dos direitos da mulher e a comemoração dos 10 anos de criação da Lei Maria da Penha.

A presidente da Subseção de Cacoal, Julinda da Silva, destaca que o evento que visa reunir principalmente mulheres da sociedade civil e encorajá-las a lutarem pelo fim da violência e da discriminação. “Para enfrentar a violência é necessário ter consciência. Há momentos em que a atitude faz toda diferença. Estou muito feliz por ter visto o auditório lotado de mulheres atuantes, profissionais, mães, decididas a fazerem a diferença e lutar por melhores garantias das políticas públicas de inserção e inclusão social, dizendo não à violência”, assevera.

Casa Abrigo
Desde janeiro já está funcionando, em Cacoal, a Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. O endereço do local é mantido em absoluto sigilo, para resguardar a segurança das mulheres que precisarem ser encaminhadas. Para a presidente do CMDM, apesar da baixa ocupação a casa exerce um papel fundamental no combate as violações dos direitos da mulher o que falta é mais posicionamento das mulheres que sofrem violência e precisam denunciar.