Seccional participa do I Colégio de Secretários-Gerais da OAB, em Brasília

Página Inicial / Seccional participa do I Colégio de Secretários-Gerais da OAB, em Brasília

Secretário-geral da OAB Rondônia, Márcio Nogueira

O secretário-geral da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Márcio Nogueira, participou, na última quarta-feira (5), do I Colégio de Secretários-Gerais do Sistema OAB, realizado pelo conselho Federal, em Brasília. O evento reuniu dirigentes das 27 Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil para debater assuntos ligados ao dia a dia da advocacia e pautas de interesse dos advogados e dos cidadãos do país.

O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luís Cláudio Chaves, abriu o encontro, representando o presidente Claudio Lamachia. “Este encontro é a demonstração inequívoca que todo o sistema OAB está engajado na defesa das prerrogativas profissionais e no direito do cidadão. A prova da importância deste encontro é que várias pautas do Conselho Pleno foram deslocadas para que se pudesse ouvir a opinião dos secretários-gerais”, afirmou.

O secretário-geral do Conselho Federal, Felipe Sarmento, conduziu os trabalhos ao longo do dia, e também informou que a reunião deve passar a ser periódica. A próxima será realizada em junho. “O evento é para que os secretários-gerais possam trocar experiências, compartilhar soluções e problemas, observar as diferenças entre as realidades de cada Seccional. Temos Seccionais que são muito grandes e outras bem pequenas, mas somos um único Sistema OAB, com perspectiva e objetivo de atender a advocacia. As ferramentas usadas pelas Seccionais podem ser compartilhadas. Devemos realizar vários colégios durante a gestão, com o objetivo de integrar as secretarias em vários pontos, como processo eletrônico, serviço, pessoal, tudo que podemos dar um sentido único de trabalho eficiente para a advocacia”, explicou Sarmento.

Márcio Nogueira e o secretário-geral da OAB nacional, Felipe Sarmento

O secretário-geral da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, enaltece a iniciativa de realização do encontro. “Uma excelente oportunidade para trocarmos experiências sobre as realidades das Seccionais, bem como, discutirmos ações para o enfrentamento dos problemas comuns à advocacia. Parabenizo pela iniciativa, que considero fundamental não só para estreitar os laços entre as Seccionais, mas, principalmente, para fazer esse intercâmbio de ideias e analisar o trabalho que vem sendo desenvolvido, as evoluções institucionais, e também o que ainda precisamos otimizar para o benefício de toda a classe”.

O I Colégio de Secretários-Gerais do Sistema OAB começou com a apresentação de cada dirigente, com número de advogados ativos em cada Seccional, número de salas de advogados, o número de funcionários e o número de Subseções. Também foram debatidos temas como Processo Eletrônico na OAB, a criação de um Diário Eletrônico do Conselho Federal, para intimações em processos éticos e administrativos, e o registro de sociedades de advogados.

Os secretários-gerais também debateram temas como padronização de procedimentos, os serviços oferecidos por cada Seccional aos advogados, combate à inadimplência e informatização dos sistemas internos da OAB.

Com informações e fotos do Conselho Federal da OAB