Página Inicial / Durante cerimônia de entrega de credenciais presidente da OAB destaca projeto voltado para o aperfeiçoamento da advocacia

Na última terça-feira (21), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) realizou a solenidade de entrega de credenciais para 46 novos advogados (as) e um estagiário. O evento foi realizado de forma híbrida, sendo transmitido do auditório da Seccional, em Porto Velho.

Em seu discurso, durante a cerimônia, o presidente da OABRO, Elton Assis, falou sobre o Projeto Advocacia Conectada, lançado no dia 17 de setembro, enfatizando se tratar de uma ação da Ordem, com o objetivo de promover a qualificação e o aperfeiçoamento permanente da advocacia, frente a um mercado repleto de oportunidades.

“Recentemente, o resultado da reunião de ideias e pensamentos dedicados a pensar como a OAB pode ajudar cada vez mais as advogadas e os advogados, sobretudo aqueles que recém iniciam na carreira, culminou com a criação e lançamento do projeto Advocacia Conectada, cujas diretrizes tem o condão de propiciar acelerada inclusão e capacitação efetiva dos novos profissionais e sua inserção no mercado de trabalho”, explicou.

O secretário-geral da OABRO, Márcio Nogueira, lembrou sobre o fator humano da advocacia. “Advogar é saber lidar com gente. Advogar tem haver com transformar vidas. Advogar é fazer cumprir a Constituição Federal, de uma sociedade justa e fraterna. É você olhar no olho do cidadão que lhe confiou um mandato, aquele brilho da justiça acontecendo”, declarou.

Já o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Elton Fülber, destacou a nobreza da profissão. “O alvo que vocês atingem hoje é nobre, porque o exercício da advocacia vai muito além da questão pessoal. É, sobretudo, a defesa do cidadão, em especial dos mais humildes”, afirmou.

Danilo Henrique Alencar, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, parabenizou a todos pela coragem e determinação frente aos desafios da formação profissional.  “Hoje, com certeza, meus amigos, isso aqui é um marco histórico na vida de vocês e para esta instituição. Que hoje volta aos poucos, com limitações, mas recepcionado cada um de vocês da melhor forma possível”, ponderou.

O orador da turma, Célio Lopes Júnior citou um trecho escrito pelo jurista Levi Carneiro, a respeito da importância e do papel da Ordem.  “A Ordem dos Advogados é uma imposição dos nossos dias, dos nossos ideais, do nosso patrimônio. É órgão de seleção e disciplina, de cultura e de aperfeiçoamento moral. Não nos proporciona regalias ou favores, cria-nos um regime de árduos deveres”, mencionou.  “Ou seja, nós não estamos aqui para se aproveitar de regalias e favores, mas sim pelo dever constitucional de defender a democracia e defender o direito daqueles que mais necessitam”, completou.

A cerimônia contou ainda com a presença da vice-presidente da OABRO, Solange Silva; do secretário-geral, Márcio Nogueira; da secretária-geral adjunta, Aline Silva; da ouvidora-adjunta, Iarlei Ribeiro; do presidente e do vice-presidente da Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado, Michel Mesquita e Alex Melo, respectivamente; e dos conselheiros seccionais Raimisson Miranda e Ueliton Felipe de Oliveira.

Confira a galeria de fotos AQUI.