Página Inicial / Presidente da Seccional recebe da OAB Jovem indicação contrária à mudança no Exame de Ordem

Andrey Cavalcante manifestou o apoio sobre a iniciativa e parabenizou os membros da comissão pela atuação.

Presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, recebeu membros da OAB Jovem. (Foto: Ascom OAB/RO)

A Comissão dos Jovens Advogados, após reunião realizada com seus membros, apresentou, na última segunda-feira (18), ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB), Andrey Cavalcante, uma indicação com posição contrária à possível deliberação a ser tomada pelo Conselho Federal da OAB. A mudança prevê que o enunciado da prova prática indique qual a peça processual deve ser elaborada pelo examinado.

Durante reunião, o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, manifestou o apoio sobre a iniciativa e parabenizou os membros da comissão. “Essa indicação mostra que a OAB Jovem rondoniense está ativa e sempre atenta aos acontecimentos relacionados à advocacia. Com certeza iremos levar o documento e esse posicionamento para o Conselho Federal da OAB”, garantiu.

A secretária-geral da OAB Jovem, Larissa Rodrigues, explica que a alteração na forma como irá examinar os candidatos à credencial da Ordem dos Advogados do Brasil gerou severa inquietação em seus membros. “A mudança no Exame de Ordem irá contribuir para o desnivelamento da advocacia com as demais funções essenciais à justiça”, comentou.

“Em verdade, tal medida estaria na contramão do que outras carreiras de mesma magnitude têm buscado. É contra a melhor e mais rigorosa seleção daqueles que postularem a admissão”, afirmou Mariana Esteves, secretária-geral adjunta da OAB/RO Jovem.

A indicação realizada pela OAB/RO Jovem ainda alerta que o ensino jurídico nacional tem “amontoado” pessoas que não somente buscam trilhar uma das carreiras pertencentes às funções essenciais à justiça, mas, em sua maioria, almejam a estabilidade no serviço público. Isso, conforme o documento da comissão, demonstra a falta de compromisso com a advocacia, vista como a menos interessante e de mais fácil acesso, em relação a outras carreiras jurídicas como a magistratura e Ministério Público.

A OAB/RO Jovem, através de sua comissão, ainda reforçou que a Constituição Brasileira conferiu à advocacia o título que nenhuma outra carreira privada alcançou: a de função essencial à Justiça. “Assim sendo, facilitar a solução da questão prático-profissional do Exame da Ordem equivale a abrir mão desse status, além de deixar de avaliar a capacidade cognitiva de solucionar litígios, mister de nossa carreira”, frisou Pamela Glaciele Vieira da Rocha, diretora de relacionamento com o interior da OAB/RO Jovem.

Reunião extraordinária
O documento entregue ao presidente da OAB/RO foi elaborado durante reunião extraordinária da OAB Jovem. Estavam presentes, os diretores: Felipe Gurjão, Everton Melo da Rosa, Larissa Teixeira Rodrigues Fernandes, Mariana Aguiar Esteves e Michel Mesquita da Costa. Além dos membros Aline Pinho, Bruna Alves Souza, Danilo Henrique Alencar, Gessica Dandara de Souza, José Carlos Gonçalves, Luiz Felipe da Silva Andrade (convidado), Luiz Gustavo Rogério Braga, Mariana Veloso Justo, Matheus Figueira Lopes, Oton Silva Vedovato, Rafael Balieiro Santos, Renata Mariano Brasil Feitosa, Suzana Volkweis, Telma Geber dos Santos Alencar, Thiago da Silva Viana (Ji-Paraná), Tiago Henrique Muniz Rocha e Vinicius Martins Noé.