Ouvidoria entrega relatório de atendimentos à presidência nacional

Página Inicial / Ouvidoria entrega relatório de atendimentos à presidência nacional

Ouvidor nacional da OAB, Elton Assis, presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, conselheiro federal da OAB/RO, Breno de Paula

O ouvidor nacional da Ordem dos Advogados do Brasil e conselheiro federal pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Elton Assis, entregou, na última terça-feira (12), ao presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o relatório de atividades desenvolvidas pela Ouvidoria no período de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2017.

Conforme o documento, a Ouvidoria-Geral recebeu 8.740 manifestações, sendo que 69,54% foram respondidas no prazo de até 5 dias; 23,60% foram respondidas no prazo de até 10 dias e 5,27% foram respondidos no prazo de até 15 dias. Do total de manifestações recebidas na Ouvidoria, 8.509 foram iniciadas pelo formulário Fale Conosco tendo as demais manifestações iniciadas por outros meios, como telefone, aplicativos mobile e atendimentos pessoais.

Segundo o ouvidor nacional da OAB, muito se tem discutido sob o ponto de vista da Administração Pública ou mesmo institucional acerca do melhor modelo de Ouvidoria. Em notável proporção, é possível depreender que muitas dessas discussões fogem ao seu ponto nevrálgico, ou seja, sua natureza de órgão de proximidade com o cidadão.

“Qualquer modelo de Ouvidoria que busque uma verdadeira adequação ao tecido social, deve ter como norte as práticas dos indivíduos ao qual o determinado órgão se destina. Somente essa dialeticidade constante entre órgão de ouvidoria e cidadania é que imprimirá real valor prático aos direitos fundamentais insculpidos na Constituição Federal no âmbito deste canal de cidadania”, comenta Elton Assis, ouvidor nacional da OAB.