Página Inicial / OAB/RO visita a Semas para conhecer ações do projeto “Apadrinhando uma História”

Visita da comissão foi realizada à Semas

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), através da Comissão de Defesa dos Direitos Sociais (CDDS), deu início, recentemente, aos inúmeros trabalhos previstos para o ano de 2017, visitando o Serviço de Acolhimento Institucional (Sain) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O objetivo foi conhecer as ações do projeto “Apadrinhando uma História”.

Durante a visita, a comissão colocou-se à disposição para colaborar, diante de algumas necessidades do projeto, como a de padrinhos provedores, que forneçam cursos profissionalizantes, aulas de reforço, entre outros para qualificar os adolescentes; de um lugar maior para realização de eventos, como por exemplo, festa de carnaval, festa junina, cinema, entre outros eventos que proporcionem lazer e promovam a socialização dessas crianças e principalmente adolescentes; além de orientação jurídica aos pais, nos casos em que haja possibilidade de reverter acolhimento.

Analisadas as demandas, ficou acordado que será encaminhado ao presidente da Comissão de Direitos Sociais, Jacson da Silva Sousa, um ofício, constando as necessidades do projeto. “Assim, poderemos efetivar essa parceria, para a promoção da defesa dos direitos sociais dessas crianças e adolescentes, buscando contribuir com o projeto da melhor forma possível”, explicou Jacson.

Para sanar a questão do espaço para festividades, também ficou acordado que a CDDS verificaria junta à OAB/RO, após recebimento do ofício, a possibilidade de ceder o Clube da Ordem dos Advogados do Brasil para a realização destes eventos. Outra sugestão também seria a realização destes eventos em parceria com a CDDS, para arrecadação de recursos que ajudem o Sain.

Ao final, ainda ficou acertado que o envio de um ofício em nome da CDDS para a psicóloga e coordenadora do projeto, Landa Elaisa Monteiro Lemos, para convidá-la para ser uma das palestrantes do próximo evento da comissão, para falar sobre o projeto “Apadrinhando uma História”.

“Apadrinhando uma História”
O projeto visa conscientizar a sociedade em geral acerca da vivência institucional de crianças e adolescentes; promover ações de sensibilização junto à sociedade civil quanto às demandas do público beneficiário; oportunizar aos padrinhos experiências relacionadas à cidadania e responsabilidade social; ampliar as experiências de convivência familiar e comunitária entre padrinhos e afilhados; proporcionar a crianças e adolescentes a participação em atividades educativas e ou culturais, oportunizadas pelo padrinho ou madrinha.

Estiveram presentes as advogadas membro da Comissão de Defesa dos Direitos Sociais da OAB/RO, Cecilia Botelho; Eliana Oliveira; Maiara Ximenes; Sâmia Gabriela; e Valéria Patrícia.