OAB/RO reafirma importância de atualização do Cadastro Nacional dos Advogados

Página Inicial / OAB/RO reafirma importância de atualização do Cadastro Nacional dos Advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) reafirma a importância de os profissionais manterem atualizado o banco de dados do Cadastro Nacional dos Advogados (CNA), que reúne informações sobre todos os profissionais do país.

O presidente da Ordem, Andrey Cavalcante, ressalta aos afiliados que mantenham sempre em dia seus dados. “A preocupação dos estados é não conseguir contatar advogados que estão com cadastro desatualizado, principalmente o endereço. Devemos ter a responsabilidade de alimentar e atualizar o CNA, cabendo ao Conselho Federal reunir e disponibilizar as informações em um banco único”, destaca.

O secretário-geral adjunto e coordenador da Ouvidoria, Eurico Montenegro Neto, enfatiza que o CNA é uma ferramenta essencial dentro do Sistema OAB, pois reúne informações sobre todos os profissionais, auxiliando, inclusive, na elaboração de políticas para a classe. “Para que haja mais segurança e confiabilidade a todos que integram o sistema OAB é necessário e muito importante, que os nossos colegas de classe atualizem seus dados cadastrais, de forma que, assim, tenhamos mais isonomia para pleitear nossos direitos profissionais perante a sociedade civil”, comenta.

O recadastramento é indispensável, haja vista o significativo número de registros de dados cadastrais desatualizados, o que contraria o Regulamento Geral da Advocacia e dificulta uma maior interação da classe com a Seccional. A medida é prevista na Resolução n. 01/2014, e seu descumprimento consiste em infração prevista no artigo 34, XVI, da Lei 8.906/1994 do Estatuto da OAB e da Advocacia.