Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO participa de programa que visa melhorar controle interno do município de Porto Velho

Página Inicial / OAB/RO participa de programa que visa melhorar controle interno do município de Porto Velho

Débora Honorato integrou o debate sobre o Terceiro Setor.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), representada pela presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor, Débora Honorato, participou, na manhã desta quinta-feira (9), da IV Reunião Técnica do Programa de Orientação de Instrução Processual na Administração do Município de Porto Velho (Poip), realizada no Teatro Banzeiros. Na oportunidade, Débora Honorato integrou o debate sobre o Terceiro Setor e as novidades do novo Decreto nº 14.859/2017, que dispõe sobre normas e procedimentos do regime jurídico das parcerias realizadas entre a administração pública municipal e organizações civis.

Improbidade administrativa, atos de corrupção na Organização da Sociedade Civil (OSC), chamamento público com princípio da transparência, e fases da obrigatoriedade da prestação de contas, foram alguns dos tópicos pontuados durante a atividade.

Débora explica que as instituições do Terceiro Setor fomentam o exercício da cidadania de forma mais direta e autônoma, na medida em que a sociedade civil abriu um espaço maior de participação nas causas coletivas. “A intenção é de mostrar para a sociedade, principalmente para os servidores do município, como serão feitas novas parcerias com as entidades privadas sem fins lucrativos, que, a partir do Decreto nº 14.859/2017, tivemos maneiras diferentes de elaborar convênios”, pontua.

Ação aconteceu no Teatro Banzeiros.

O programa, criado por determinação do prefeito Hildon Chaves, por intermédio da Controladoria Geral do Município (CGM), visa à capacitação dos funcionários que trabalham nas assessorias técnicas e nas comissões de controle processual, a fim de reforçar as ações de monitoramento e fiscalização executadas pela controladoria e outros órgãos responsáveis pelo controle interno do município, bem como garantir na administração municipal a observância aos princípios constitucionais da legalidade, eficiência, eficácia e efetividade das ações executadas pela prefeitura.

Segundo Débora Honorato, a Comissão ainda pretende desenvolver projetos sociais com finalidade pública, além de fomentar palestras educacionais, promover workshops, entre outros, a fim de aproximar a OAB/RO às entidades e à sociedade civil.

Terceiro Setor
Em termos jurídicos, segundo a legislação brasileira, a entidade do Terceiro Setor é regulamentada pela Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que institui uma qualificação aplicável a pessoas jurídicas de direito privado sem fins econômicos (ou seja, associações ou fundações).

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Márcia Cristina ,Josué Henrique,David Lukas / Whatsapp (999610279) responsáveis

Emile Melissa responsável

69 3217-2112 telefone
Ana Flávia responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Daniel Nevony,Matheus Brasil responsáveis

Isa Carneiro,Irlene França,Rosa Brilhante responsáveis

Elen Rodrigues,Jane Paulino responsáveis

69 3217-2123 telefone