Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB solicita ao Tribunal de Contas do Estado alteração no procedimento de sustentação oral mediante gravação prévia

Página Inicial / OAB solicita ao Tribunal de Contas do Estado alteração no procedimento de sustentação oral mediante gravação prévia

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO) requereu ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCERO) a alteração no procedimento de sustentação oral mediante gravação prévia em processos a serem julgados por meio de sessões virtuais no âmbito do TCERO. A solicitação ao órgão é que nos casos em que houver pedido de sustentação oral por parte do advogado(a), o processo seja automaticamente excluído da pauta de julgamento da sessão virtual, devendo ser analisado em sessão presencial (telepresencial), possibilitando a participação do causídico no ato.

A Ordem esclarece em ofício enviado ao TCE que a nova prática – prevista na nova redação ao art nº 12 da Resolução 298/2019, alterada pela  Resolução 315/2020/TCERO – impõe grave obstáculo ao exercício pleno e regular da advocacia, mesmo em tempos de pandemia.

“A sustentação é ato solene e formal, com previsão legal e regimental, através da qual o advogado realiza a argumentação para defender o ponto de vista de seu constituinte perante o órgão colegiado que irá realizar o julgamento da causa”, detalha o presidente da OAB Rondônia, Elton Assis. “No rito que rege os processos de Contas, é assegurado pelo Estatuto da Advocacia da OAB a prerrogativa ao advogado, se achar necessário, de pedir a palavra, pela ordem, para esclarecer equívoco ou dúvida. Ou seja, essa prerrogativa só será respeitada se o advogado puder participar da sessão de julgamento, ainda que virtual, bem como lhe seja assegurada ferramenta eficaz para fazer uso da palavra”.

A comunicação ao Tribunal de Contas Estadual espelha a preocupação do Conselho Secional e Federal da OAB, que tem atuado com vistas a assegurar que mesmo na hipótese de julgamento virtual, haja a preservação da prerrogativa de fazer sustentação oral e efetivamente influir no julgamento da causa, onde inclusive já recebeu retorno favorável do Tribunal de Contas da União e do Tribunal Superior do Trabalho.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone