Os conselheiros federais da OAB Rondônia, Alex Sarkis, Vera Lúcia Paixão e Vinícius Lemos, participaram, nos dias 20 e 21 de outubro, da Sessão do Conselho Pleno da OAB Nacional, realizada em Brasília.
Durante a reunião, o Conselho Pleno ratificou, por unanimidade, a indicação do conselheiro federal pelo Maranhão, Thiago Diaz, para representar a advocacia no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) até 2027.
A escolha de Diaz foi a primeira realizada sob as novas regras aprovadas pelo colegiado, que simplificam o processo de indicação e aumentam a agilidade na representação da advocacia nacional. A proposta foi apresentada pela Diretoria do CFOAB, conforme o Provimento nº 206/2021, e aprovada pelas 27 bancadas das Seccionais.
Ao agradecer aos conselheiros federais, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou a trajetória de Thiago Diaz e afirmou ter “certeza e confiança de que ele continuará honrando as boas tradições de defesa das prerrogativas da classe”. Simonetti também elogiou a atuação da conselheira do CNMP Greice Stocker (RS) e da conselheira federal por São Paulo, Patrícia Vanzolini, ressaltando a importância da representação da advocacia no colegiado.
Thiago Diaz afirmou que a indicação representa uma oportunidade de defender os interesses da advocacia brasileira e reforçou seu compromisso com o cargo. “Termino firmando um compromisso de vida de me dedicar diuturnamente para honrar a confiança do Conselho e da advocacia maranhense e brasileira”, declarou.
O nome de Diaz será encaminhado ao Senado Federal e, após aprovação, atuará ao lado da conselheira Greice Stocker (RS) no CNMP. Ainda não há data definida para a sabatina no Senado.
A participação da OAB Rondônia na sessão reforça o compromisso da Seccional com as deliberações que impactam diretamente o fortalecimento da advocacia e a defesa das prerrogativas em todo o país.