Para reforçar a segurança do exercício profissional e coibir práticas criminosas, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) tem se mobilizado no enfrentamento ao golpe do falso advogado. Uma das medidas mais recentes é orientação por parte do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), em cumprimento à determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da atualização obrigatória dos dados cadastrais no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
A iniciativa tem como objetivo garantir mais segurança no acesso ao sistema, prevenir fraudes em casos de pessoas que se passam por advogados e também preparar a classe para a implementação do Múltiplo Fator de Autenticação (MFA), a chamada “verificação em duas etapas” nos acessos ao PJe. O sistema enviará um código de validação para o e-mail cadastrado em nome do advogado como forma de confirmação do usuário.
A atualização é simples, mas essencial, o primeiro passo é a atualização do e-mail:
Acesse o Pje do TJRO com Certificado Digital (Token) e nas três linhas do canto superior esquerdo clique em: Configuração — Pessoa — Alteração de dados cadastrais e atualize o seu e-mail. Veja o passo a passo:
Passo 1:
Passo 2:
Passo 3:
Passo 4:
Passo 5:
Além disso, também é necessário atualizar o acesso via login e senha, sem o uso de certificado digital. Para isso, basta acessar novamente o painel do PJe (sem uso do certificado digital), informar o CPF e clicar em “Solicitar Nova Senha”. O link será enviado para o e-mail atualizado, permitindo a criação de uma nova senha de acesso.
Com essas medidas, o sistema se torna mais seguro e alinhado às boas práticas de proteção de dados e identidade profissional. A Seccional segue empenhada em orientar e apoiar a advocacia em todas as etapas desse processo e reforça que a colaboração de todos os profissionais é essencial para combater práticas criminosas que colocam em risco a imagem e a segurança da classe.