Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB Rondônia decreta luto de três dias pelo falecimento de Maria José de Oliveira Urizzi

Página Inicial / OAB Rondônia decreta luto de três dias pelo falecimento de Maria José de Oliveira Urizzi

É com profundo pesar que a OAB Rondônia comunica o falecimento da advogada Maria José de Oliveira Urizzi, 81 anos, ocorrido na noite desta terça-feira (12).

Ex-presidente da Subseção de Pimenta Bueno, co-fundadora e vice-presidente da primeira diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Maria José de Oliveira Urizzi estava em tratamento contra uma doença pulmonar e pneumonia, mas não resistiu. O presidente Márcio Nogueira decretou luto oficial por três dias.

“Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento dessa grande advogada, Maria José Urizzi. Mulher de grandeza, visionária e muito importante para a advocacia rondoniense. Todos nós só temos a agradecer a contribuição e o legado que ela nos deixa na luta diária pelo fortalecimento da advocacia. À família, as condolências e o reconhecimento da Advocacia rondoniense”, disse o presidente da OAB/Rom Márcio Nogueira.

Quem foi Maria José Oliveira Urizzi
“Eu nasci com Direito nas veias”, frisou Maria José ao ser homenageada pela OAB Rondônia em 2020. À época, ela contou histórias de profissão e lembrou sobre o processo mais marcante de sua trajetória, que levou 24 anos para ser solucionado. “Mas isso não deve impedir que a gente continue a vida. A gente faz a parte necessária e continua com as outras questões”, disse.

Durante o evento, Maria José ainda aconselhou as mulheres sobre a profissão. “Nossa profissão é um sacerdócio. Em minha opinião desde a academia, a jovem mulher advogada deve se fortalecer através de muito estudo, pesquisa, técnica e proximidade da nossa entidade. Jamais ela se sentirá fraca buscando ajuda da OAB”.

Ela deixa quatros netos, um deles a advogada Emanuelle de Oliveira Urizzi Bernardi. Sua única filha morreu em 2018.

No próximo dia 20 de abril, a advogada completaria 82 anos. Desses, pelo menos 35 foram dedicados à advocacia. Defensora dos direitos humanos, muitos colegas de profissão afirmam que sua história de vida viraria um filme. Muitas de suas causas estavam ligadas a questões humanitárias.

Nascida em Crato, no Estado do Ceará, Maria José Urizzi passou parte da adolescência em Londrina (PR) e em 1969 mudou-se com o marido para Umuarama. Quatro anos depois, em junho de 1973, seu esposo Acir Urizzi foi assassinado pelo mesmo homem que matou o ambientalista Chico Mendes.

À época, ela atuava como professora primária e buscou forças nos estudos para seguir. Cursou Ciências e Matemática, e fez parte da primeira turma de Direito de Umuarama, formando-se em 1986. Chegou em Rondônia no final da década de 1980, recomeçando a vida em Pimenta Bueno, onde tinha sido aprovada em um concurso público pela Secretaria Estadual de Educação.

Maria José teve uma vida dedicada à família e à defesa dos direitos humanos.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone