Página Inicial / Maria José Urizzi é a primeira homenageada no projeto “A Voz da Mulher” lançado pela OAB Rondônia

A ex-presidente da Subseção de Pimenta Bueno, co-fundadora e vice-presidente da primeira diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Maria José de Oliveira Urizzi é a primeira advogada homenageada pelo projeto “A Voz da Mulher: Mulheres, Vivências e Experiências – Inspiração e Histórias”, lançado pela OAB Rondônia na noite desta segunda-feira (06), em evento virtual transmitido via Facebook @oabrondonia.

“A nossa homenageada hoje, a doutora Maria José é inspiradora em todos os sentidos, a quem eu olho e tenho em mente o valor de uma mulher e de uma advogada na essência: batalhadora, combativa, ética e que muito orgulha a advocacia de Rondônia”, citou Elton Assis, presidente da Seccional durante a homenagem.

Para a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e diretora-geral da ESA/RO, Solange Aparecida, a atuação de Maria José é um exemplo de vida para todos. “Para nós é uma honra muito grande prestar essa homenagem a essas mulheres que tanto já fizeram pela advocacia do nosso Estado. E a doutora Maria José é a prova vida da abnegação e vocação, onde hoje temos a gratidão e a honra de estar aqui comemorando com a senhora essa sua vitória de vida”.

“A doutora Maria José tem uma história de vida que precisa ser contada. E por isso eu valorizo tanto esse projeto. Ela tem sido um símbolo da advocacia em Pimenta Bueno e em todo o Estado de Rondônia. Acho que o mais bonito do projeto é isso: trazer a pessoa e dizer a ela o quanto ela é importante pra nós, que ela serve de espelho para nós advogados”, descreveu Elton Fülber, presidente da CAARO.

O presidente da Subseção de Pimenta Bueno, Cezar Artur Felberg, agradeceu a organização do projeto por escolher a doutora Maria José como primeira homenageada. “Ela é uma biblioteca ambulante e muito solícita. Toda vez que a procuramos, está sempre disposta a nos ajudar, nos orientar e nos aconselhar. A senhora pra mim é um exemplo de vida. Tenho a senhora como fonte inspiradora, para tirar forças e seguir meu caminho”.

“A escolha do nome do projeto não foi a toa. Essa Seccional valoriza a voz da mulher, por isso ela é uma ação afirmativa de que a fala da mulher importa. À doutora Maria José, afirmo que toda a homenagem que a senhora receber aqui é pouco, por seu trabalho realizado em nome da mulher”, discursou a presidente da CMA, Karoline Monteiro.

A idealizadora do projeto e primeira vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Glória Chris Gordon, entrevistou a homenageada durante o evento e falou de sua atuação na advocacia. “O objetivo desse projeto é protagonizar a mulher advogada. Dar visibilidade e reconhecimento a fim de que suas vivências, experiências e histórias sejam ouvidas. Sobre a doutora Maria José, ela é a representatividade da mulher advogada. Meus parabéns e obrigada por toda sua história e trabalho em prol da advocacia”.

“Eu nasci com Direito nas veias”, iniciou contando sua história, a homenageada, Maria José.

A advogada, que atua há 35 anos na carreira, contou, entre outras histórias de profissão, sobre o processo mais marcante em sua trajetória, que levou 24 anos para ser solucionado. “Mas isso não deve impedir que a gente continue a vida. A gente faz a parte necessária e continua com as outras questões”.

“Nossa profissão é um sacerdócio. Em minha opinião desde a academia, a jovem mulher advogada deve se fortalecer através de muito estudo, pesquisa, técnica e proximidade da nossa entidade. Jamais ela se sentirá fraca buscando ajuda da OAB”, aconselhou ela, que atualmente atua também como presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA/RO) na Subseção de Pimenta Bueno.

Homenagem

“Em nome da diretoria da Seccional, da ESA e de todo o Sistema Ordem, prestar essa homenagem é uma honra inenarrável. Assim entrego esse certificado de agradecimento por toda a sua trajetória. Histórias como a sua inspiram-nos a levantar todos os dias e continuar advogando”, completou Elton Assis, que leu o certificado de reconhecimento.

Maria José agradeceu e emocionou aos presentes. “Presidente, essa data de hoje fará parte das datas mais felizes da minha vida”.

A Voz da Mulher

O projeto é uma ação da OAB Rondônia que acontece por meio da Escola Superior de Advocacia do Estado de Rondônia (ESA/RO) e da Comissão da Mulher Advogada (CMA), com objetivo de integrar, apoiar e valorizar a atividade profissional das advogadas.

A programação conta com homenagens todos os meses à mulheres que fizeram história na advocacia rondoniense.