Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB Rondônia acompanha avanços da advocacia na nova fase da reforma tributária

Página Inicial / OAB Rondônia acompanha avanços da advocacia na nova fase da reforma tributária

Seccional seguirá acompanhando os efeitos da reforma tributária, atuando de forma institucional para assegurar condições justas e equilibradas ao exercício profissional

Siga nosso canal do WhatsApp

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) acompanha os desdobramentos da reforma tributária e destaca as conquistas institucionais obtidas pela OAB em âmbito nacional para proteger a advocacia no novo sistema de tributação sobre o consumo, implementado a partir da Emenda Constitucional nº 132/2023 e da Lei Complementar nº 214/2025.

Durante o processo legislativo, a OAB atuou de maneira técnica e articulada para evitar o aumento desproporcional da carga tributária sobre a advocacia e garantir segurança jurídica às sociedades de advogados. Uma das principais vitórias foi a preservação do Simples Nacional, regime que concentra a maior parte dos escritórios de pequeno porte no país e assegura tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, conforme previsto na Constituição Federal.

Outro avanço relevante foi a inclusão, na Lei Complementar nº 214/2025, de uma alíquota reduzida e até 30% em relação à alíquota-padrão para serviços prestados por profissionais regulamentados, como a advocacia. A medida protege sociedades que atuam fora do Simples Nacional e contribui para maior equilíbrio tributário em setores que não possuem ampla compensação de créditos fiscais.

No fim de 2025, diante da edição da Lei nº 15.270/2025, que restabeleceu a tributação do Imposto de Renda sobre lucros e dividendos pagos por pessoas jurídicas, a OAB reagiu de forma imediata. A entidade ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.917/DF no Supremo Tribunal Federal, buscando afastar a aplicação da norma às sociedades optantes pelo Simples Nacional, por entender que a exigência viola princípios constitucionais como a capacidade contributiva, a isonomia e a vedação ao confisco.

Além da atuação no Congresso Nacional e no STF, a OAB também investiu em orientação e capacitação da advocacia. Em dezembro, a Escola Superior de Advocacia (ESA Nacional) promoveu o curso “Impactos da Reforma Tributária na Advocacia”, que reuniu milhares de profissionais de todo o país, oferecendo esclarecimentos práticos sobre as novas regras fiscais.

A OAB Rondônia seguirá acompanhando os efeitos da reforma tributária, atuando de forma institucional para assegurar condições justas e equilibradas ao exercício profissional.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Josué Henrique RESPONSÁVEL responsável

69 69 -3217 telefone
Jane Paulino responsável

Paula Belletti responsável

Kea Alexia responsável

Manoel Bentes responsável

69 69 8-484- telefone
Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
ANA FLÁVIA,PRISCILA FIAMA responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
PRISCILA FELIPE responsável

Dra. Raianne Fortes ,Dra. Saiera Silva responsáveis

69 69 3-217- telefone
JUCIELMA PALHETA responsável

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

69 3217-2110 telefone
PAULA BELLETTI responsável

69 69 3-217- telefone
Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
Maike,Daniel,David responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia responsável

69 3217-2123 telefone