OAB-RO participa de debate sobre aprimoramento no Exame de Ordem, em Brasília

Página Inicial / OAB-RO participa de debate sobre aprimoramento no Exame de Ordem, em Brasília

A conselheira estadual e presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Caroline Bezerra, participou do Encontro Nacional de Presidentes de Estágio e Exame de Ordem para debater sobre a aplicação do Exame de ordem. O encontro reuniu os presidentes de comissões das seccionais que trabalham com o certame. A reunião ocorreu em formato híbrido, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília.

Caroline Bezerra explicou que, entre os assuntos, foi discutido o aperfeiçoamento do Exame de Ordem, onde foi debatido todos os procedimentos de aplicação, as novas matérias que foram incluídas, locais de provas, fiscalização, entre outros. Além disso, as comissões foram instruídas para que tenham participação efetiva no Exame, principalmente no acompanhamento do horário de fechamento dos portões, relatório de fiscais, vistoria de materiais e diálogo junto aos representantes locais da FGV.

Foi tratado também sobre a publicidade dos dados e estatísticas do Exame de Ordem, principalmente para as instituições de ensino, como é realizado o cálculo do selo OAB recomenda foi tema, inclusive foi entregue um livro para todos os presidentes. Procedimento para emissão do Certificado de Aprovação do Exame de Ordem, a aplicação do edital na íntegra e a elaboração de um treinamento para as Seccionais.

Compareceram ao encontro o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti; o presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, Celso Barros Coelho Neto; o presidente da Comissão Nacional de Exame de Ordem, Marco Aurélio Choy; o Procurador Nacional de Prerrogativas, Ulisses Rabaneda; conselheiros federais e 16 presidentes de comissões seccionais do Exame de Ordem.

A ideia da reunião, de acordo com o presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, Marco Aurélio de Lima Choy, foi “estreitar o diálogo com os presidentes das seccionais, aproximando as entidades para discutir junto à OAB e às instituições de ensino a aplicação e os critérios de segurança no certame”.

“Em conversa com os outros presidentes estaduais, trouxemos diversas inovações para a advocacia de Rondônia, com grandes perspectivas e também está sendo montada uma comissão provisória para a tratativa do estágio”, finalizou Caroline Bezerra.