OAB/RO lança ‘Campanha de Combate à Violência contra a Mulher’

Página Inicial / OAB/RO lança ‘Campanha de Combate à Violência contra a Mulher’

Iniciativa aconteceu na noite de quinta-feira (12), na sede da Seccional em Porto Velho

Evento aconteceu no auditório da OAB/RO, na quinta-feira (12), em Porto Velho

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) é reconhecidamente tratada como a casa da cidadania. Seguindo esse caminho, a entidade, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou, na quinta-feira (12), o lançamento da ‘Campanha de Combate à Violência contra a Mulher’. A iniciativa tem o objetivo de debater as várias formas de violência, e os direitos das mulheres. O evento também teve uma novidade: todas as informações foram repassadas pela professora de libras Sebastiana, uma ação de inclusão feita em parceria com a Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), na pessoa da vice-presidente Evany Gabriela Córdova Santos Marques.

No início, o grupo ‘Coletivo Filhas do Boto Nunca Mais’ realizou um jogral em que suas integrantes fizeram uma encenação lembrando casos de violência contra a mulher que repercutiram em Rondônia e nacionalmente. O Levante Popular da Juventude, representado por Taís Leite; e a Rede Lilás, representada por Rosimar Francelino; e demais grupos feministas foram outras organizações que tiveram espaço de voz em prol da causa.

O evento, promovido por meio Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) e da Clínica Bem Viver, contou com palestras ministradas pela delegada da Delegacia da Mulher de Porto Velho, Edna Mara de Souza; pela psicóloga, Beatriz Ximenes; e pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Silvana Tomaz. As palestrantes, inclusive, parabenizaram a OAB/RO pela iniciativa, reforçando a relevância da luta pela defesa dos direitos femininos.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, enfatizou que a Seccional repudia toda e qualquer prática de violência contra as mulheres. “Enquanto entidade que representa o cidadão e, claro, a cidadania, continuaremos a promover ações que conscientizem a sociedade e ajudem a mudar esse preocupante cenário de violência contra a mulher”.

Aline Corrêa, presidente da CMA

A presidente da CMA, Aline Corrêa, agradeceu aos apoiadores, além da presença de todos os participantes da discussão sobre o tema que, segundo ela, deve ser constante para conscientizar a sociedade. “Precisamos mudar a cultura da violência contra a mulher e, para isso, é necessário conversarmos e orientarmos homens e mulheres. É um trabalho conjunto e que demanda grande esforço, para mudarmos essa realidade no nosso estado, no país e no mundo. Não podemos aceitar nenhum tipo de violência só por sermos mulheres. E também temos que ter ações fortes, com a união de entidades, grupos, instituições e Poder Público, para que iniciativas como essa não fiquem só nas palavras, mas, sim, tenham como consequência resultados em prol das mulheres”, enfatiza.

O lançamento da campanha contou com banners de sensibilização da importância do combate dos crimes realizados contra as mulheres. Folders foram entregues, contendo informações acerca da Lei Maria da Penha, conceito sobre a violência contra a mulher e sua diferença em relação à violência doméstica.

Os folders ainda dispunham acerca dos tipos de violência praticados contra a mulher, como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Informações sobre como os Poderes Públicos devem se organizar para seu enfrentamento, atendimento à vítima, entre outras, também foram expostas no material e amplamente abordadas durante as palestras.

Várias autoridades e demais membros da OAB/RO – incluindo a vice-presidente da Seccional, Maracélia Oliveira, e integrantes da Comissão da Mulher Advogada – estiveram no evento, que ainda contou a presença da representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDDM), Edna Sousa; do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), Iara Ortiz; e da política e ativista, Jaqueline Cassol; todas com uso da palavra. Advogados, representantes da Delegacia da Mulher, psicólogos, assistentes sociais, ativistas, acadêmicos de Direito, demais autoridades e população engajada no tema se juntaram ao público presente no auditório.

A entrada para o evento foi de 1 kg de alimento não perecível. A arrecadação dos mantimentos será doada para instituição de caridade.

Veja galeria de fotos do evento: